A última rodada do Campeonato Carioca, realizada neste domingo (23-02), definiu os quatro semifinalistas. O Vasco venceu o Botafogo por 1 x 0, se classificou e enfrentará o Flamengo. O Fluminense, mesmo com dificuldade, derrotou o Bangu por 3 x 2, no Maracanã, e terá o Volta Redonda como adversário. Já o Madureira, que tinha chance de se classificar, perdeu de 2 x 1 para o Nova Iguaçu e ficou de fora. O time da Baixada ficou em sexto lugar e conseguiu vaga na Taça Rio. O Botafogo, por sua vez, terminou em nono lugar e não disputará a competição, que é uma espécie de torneio de consolação para as equipes que ficam entre 5º e oitavo lugares.
Vegetti faz de pênalti o gol da vitória
O primeiro tempo apresentou um jogo fraco tecnicamente, com leve domínio do Botafogo, mas o Vasco finalizava mais. Aos 15, o time da Colina abriu o placar. Após um cruzamento de Paulo Henrique, Cuiabano usou o braço para bloquear a jogada. Vegetti bateu bem e fez 1 x 0. O Botafogo perdeu boa chance com Igor Jesus, que parou em Léo Jardim por duas vezes. Mas o Vasco quase ampliou, aos 43, quando Phillippe Coutinho cobrou falta para a área, a bola desviou e quase surpreendeu o goleiro John.
John defende a cabeçada de Lucas Freitas

Logo a um minuto do segundo tempo o Botafogo quase empatou. Igor Jesus recebeu de Marlon Freitas na área, mas Paulo Henrique interceptou bem. Aos 7, Piton cruzou, Lucas Freitas cabeceou e John fez excelente defesa na bola rasteira. Aos 11, Coutinho cruzou para a área, o zagueiro Jair se complicou, Vegetti chutou e John salvou.
Savarino chuta por cima do gol e quase empata
O Botafogo subia as linhas para pressionar o Vasco, que era perigoso nos contra-ataques. Aos 32, cuiabano recebeu e chutou por cima do gol. O Botafogo buscava o empate e quase conseguiu após Mateo Ponte cruzar e Savarino bateu de primeira por cima do gol com perigo. Aos 45, o Vasco puxou um contra-ataque perigoso, mas Paulinho deu o passe final errado. Aos 50, Jeffinho recebeu na entrada da área, chutou de canhota e Leó Jardim defendeu bem.
Fluminense sofreu no primeiro tempo
Precisando vencer a qualquer custo, o Fluminense dominou o primeiro tempo. O time comandado por Mano Menezes tinha dificuldade para furar a retranca do Bangu. O time criou pelo menos três oportunidade em cinco minutos, mas a defesa adversária aliviou. Mas o gol surgiu em uma bola cruzada para a área e Jan Sánchez chutou contra, fazendo Fluminense 1 x 0. O Bangu empatou também com um gol contra. Ítalo cruzou para a área e Freytes se antecipou, tentou cortar, mas fez contra.
Tricolor leva susto, mas se classifica
O Fluminense voltou para o segundo tempo tentando “matar o jogo”. Logo aos 8 minutos, Serna cruzou rasteiro para a área e Canobbio, livre, fez 2 x 1. E o tricolor ampliou aos 12. Fuentes cobrou falta, a bola sobrou para Serna que bateu mascado e fez 3 x 1. Mas o Bangu reagiu. Aos 15, João Veras invadiu a área e foi derrubado por Freytes. Pênalti! João Veras bateu firme e fez o segundo gol do Bangu.
Cano desperdiça boa oportunidade de gol
O Fluminense voltou a atacar e, aos 20, Canobbio chutou raspando à trave. Sete minutos depois, Cano bateu para o gol, a bola quicou, encobriu o goleiro, mas a defesa salvou em cima da linha de gol. Nos minutos finais, o Bangu colocou três atacantes tentando pressionar, mas o Fluminense segurou bem a vantagem e se classificou em terceiro lugar
‘Laranja’ vence e desclassifica o Madureira
O primeiro tempo foi muto truncado, mas o Nova Iguaçu se posicionou bem e abriu o placar com Xandinho, que aproveitou um cruzamento da esquerda, dominou e chutou forte sem defesa para Mota. O Madureira pressionou, mas não conseguiu empatar.
Renato Henrique recebe livre e diminui
Bem postado, o Nova Iguaçu conseguiu fazer 2 x 0 no segundo tempo. João Lucas cruzou da esquerda e o atacante Xandinho surgiu sozinho na área para cabecear e aumentar o placar. Madureira descontou com Renato Henrique, aos 21, recebendo livre na área e empurrando para o gol. Aos 33, o lateral Matheus Muller, do Nova Iguaçu foi expulso. O Madureira continuava pressionando para buscar o empate e a vitória, mas o Nova Iguaçu se defendeu bem, garantiu sexta posição e a classificação para a Taça Rio.
Confira a classificação final. O Bangu foi rebaixado
Fonte: site O gol