Iniciativa vai levar, ao todo, 18 crianças transplantadas para assistir aos jogos
A Secretaria de Estado de Saúde iniciou, na última quarta-feira (4), uma ação social para incentivar a doação de órgãos. Por meio do programa RJ Transplantes, a SES-RJ levou três crianças transplantadas para entrar em quadra com jogadoras da seleção brasileira de vôlei. A iniciativa vai se repetir em todos os jogos da Liga das Nações de Vôlei feminina e masculina.
Durante o primeiro dia do evento, o menino Arthur Militão, de 9 anos, transplantado de coração; Pérola Pacheco, de 5 anos, transplantada de córnea, e Laura Franco, de 13 anos, transplantada de fígado entraram em quadra com as jogadoras. A emoção foi grande para o primeiro jogo entre Brasil e República Tcheca. A torcida estava agitada e as crianças muito animadas.

“Foi muito emocionante entrar em quadra com as meninas do Brasil. Muito obrigada!” Disse Arthur Militão, transplantado de coração, de 9 anos.
Na última quarta-feira, funcionários do programa RJ Transplantes ficaram em uma banca abordando quem passava. Os torcedores que passaram no local ganharam brindes e tiraram dúvidas sobre transplante de órgãos.
“Foi muito emocionante porque eu só via pela televisão.Estar ao lado delas me fez sonhar e perceber o quanto o esporte é importante na nossa vida. ” Disse Laura Franco, transplantada de fígado de 13 anos.
Até o fim do torneio, no dia 15 de julho, a Secretaria, junto com o programa RJ Transplantes, vai levar 18 crianças transplantadas para entrar em quadra de mãos dadas com os atletas do Brasil. A ação é parte de uma iniciativa que tem o objetivo de levar informação para os torcedores.

Este é o terceiro ano da parceria entre RJ Transplantes e Confederação Brasileira de Vôlei. Os jogos serão no Maracanãzinho, nos dias: 05/06 às 21h; 07/06 às 13:30h; 08/06 às 10h nos jogos da seleção brasileira feminina. Nos jogos da seleção masculina, serão nos dias: 11/06 às 17:30h; 12/06 ás 17:30h; 14/06 às 10h e 15/06 às 10h; sempre nos jogos das seleções brasileiras.
O RJ Transplantes é a central estadual de transplantes que é responsável por todas as doações de órgãos do estado do Rio de Janeiro. O serviço consiste em receber as notificações de potenciais doadores de órgãos, avaliar as condições do doador e realizar todos os exames necessários para aquele órgão chegar até o receptor. O RJ Transplantes organiza o sistema de doação de órgãos no estado até o transplante.
Apesar da decisão do doador do órgão ser positiva, após a morte, a família também deve permitir. Por esse motivo, a conscientização sobre o tema é importante para que mais pessoas continuem saindo da lista de espera para transplantes.
Em 2024, o estado do RJ realizou mais de 1.5 mil transplantes
De janeiro a dezembro do ano passado, o estado do RJ realizou 1.595 transplantes. Deste total, foram feitos 945 procedimentos com órgãos sólidos e 620 córneas. Dentre os órgãos, o transplante de rim foi o mais comum, com 584 operações realizadas, seguido do transplante de fígado, com 307 cirurgias.