Praia de Ipanema recebe aulão do Programa Empoderadas e oficina de surf adaptado para pessoas com deficiência

os participantes dos Centros de Atendimento Integrado (CAI) vieram de Barra do Piraí (Oswaldo Aranha) e Araruama (Protógenes Guimarães) curtir atividades ao ar livre. Fotos: Gil Soares/SEDSODH


O Conexão Praia, evento do Governo do Estado do Rio de Janeiro, recebeu nesta sexta-feira (08) um aulão do Programa Empoderadas e uma oficina de surf adaptado para pessoas com deficiência. Levados à praia pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, os participantes dos Centros de Atendimento Integrado (CAI) vieram de Barra do Piraí (Oswaldo Aranha) e Araruama (Protógenes Guimarães) curtir atividades ao ar livre.

Realizadas no Posto 8 da Praia de Ipanema, as ações promovem autoconfiança, empoderamento e inclusão de grupos vulneráveis, questões prioritárias no G20 Social.

–  Desde que eu fui para o Empoderadas, em Nilópolis, a minha vida mudou totalmente. O programa agrega na nossa vida com exercícios, bem-estar, cursos para quem precisa… é tudo de bom ser aluna do Empoderadas! Eu fui a primeira a me inscrever para o aulão de hoje, praticar esportes ao ar livre, na natureza, é maravilhoso – afirmou Maria Aparecida, aluna do polo de Nilópolis do Programa Empoderadas.

Após o fim do aulão funcional, as areias de Ipanema receberam a aula de surf em parceria com o Adaptsurf, para cerca de 75 assistidos dos abrigos, incluindo homens e mulheres. Os moradores do CAI Protógenes Guimarães, de Araruama, apesar de já estarem habituados com a praia, curtiram ao máximo os ensinamentos.

–  Sair do local deles para outra região é uma experiência sempre nova. Eles já amam água, mas esse esporte é diferente, e conseguir alguém qualificado para praticar um esporte com eles é muito mais difícil. Além disso, ainda tem a inclusão social, que é a melhor parte: eles socializarem e entenderem que podem estar em qualquer lugar, depois de serem excluídos por tanto tempo da sociedade – afirmou a diretora do CAI Protógenes Guimarães, Michelli Moreira.

A promoção de atividades de lazer e cultura é parte essencial da garantia de direitos básicos para todas as pessoas, mas, principalmente para pessoas com deficiência, que enfrentam obstáculos sociais em atividades rotineiras.

– Estamos muito felizes em participar do Conexão Praia com nossos assistidos e acolhidos. Nossa Secretaria tem trabalhado continuamente para promover a inclusão, reforçando nosso compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entendemos que proporcionar momentos de cultura, esporte e lazer é fundamental para a evolução pessoal e a garantia dos direitos do público com o qual atuamos – disse a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes.

Conexão Praia

O Conexão Praia é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e patrocínio da Light, que promove uma experiência diferenciada unindo esporte, educação ambiental, empoderamento feminino e cultura. Além disso, conecta a população do Rio e visitantes com as ações globais do G20 e a sustentabilidade. O Conexão Praia acontece na praia de Ipanema, em frente à Casa G20, até o dia 17 de novembro, sempre de quinta a domingo, na altura do posto 8.

Para se inscrever nas ações promovidas por secretarias estaduais e parceiros do evento, além de conferir a programação completa, basta acessar o site www.conexaopraiarj.com.br.

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também