Ícone do site Nova Iguassu Online

Operação da Civil mira lavagem de dinheiro do tráfico no Complexo da Maré

Na ação, há registro de tiroteio. Ao todo, agentes buscam cumprir 16 mandados de prisão e oito de busca e apreensão | Foto: Reginaldo Pimenta/Agência O DIA

A Polícia Civil realiza, nesta quarta-feira (3), uma operação nas comunidades do Parque União e Nova Holanda, no Complexo da Maré, na Zona Norte, contra lavagem de dinheiro do tráfico de drogas da facção Comando Vermelho(CV), que domina a região. Ao todo, os agentes buscam cumprir 16 mandados de prisão e oito de busca e apreensão. Na ação, há registro de tiroteio e explosão de bombas.

Segundo investigações, o Parque União vem sendo utilizado há anos, por meio de construções e abertura de empreendimentos diversos, para lavar o capital acumulado com o comércio de drogas. Ainda conforme apurado pelos agentes, no esquema há a participação de funcionários de órgãos representativos da região, como a própria Associação de Moradores.

A comunidade tem como principal chefe, o traficante Jorge Luís Moura Barbosa, conhecido como Alvarenga. Contra ele há vários mandados de prisão em aberto. Além de ser considerado integrante do denominado Conselho do CV, ele também é acusado de participar ativamente das decisões que determinam o rumo da facção, como invasões de territórios rivais para expansão dos domínios e exploração ilegal econômica. Alvarenga possui ainda 86 anotações criminais e se ⁠figura como autor em 175 inquéritos policiais.

Devido a operação, 22 escolas municipais e duas estaduais precisaram ser fechadas. A ação é realizada por Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) com o apoio de unidades do Departamento Geral Polícia Especializada (DGPE) e a Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE).

Com informações do O Dia

Sair da versão mobile