O zagueiro uruguaio Izquierdo, de 27 anos, do Nacional, morreu no Hospital Albert Einstein na noite desta terça-feira (27/8). A morte foi confirmada pelas redes sociais do clube uruguaio. O jogador faleceu após sofrer arritmia durante partida contra o São Paulo pelas oitavas de final da Libertadores na última quinta-feira (22/8).
Izquierdo estava internado na UTI do Hospital Albert Einstein desde que colapsou em campo. Em boletim médico recente, foi revelado que o atleta chegou à emergência em parada cardíaca, secundária a arritmia, sofrida ainda em campo.
Na última atualização do estado de saúde do zagueiro, o hospital informou que Izquierdo foi submetido a novos exames, que constataram progressão do comprometimento da função cerebral e aumento da pressão intracraniana.
Já na reta final do jogo, o atleta do time uruguaio perdeu o equilíbrio e caiu desacordado no gramado, levando as duas equipes ao desespero. Após alguns cuidados médicos, ele foi colocado na ambulância e levado para o Hospital Israelita Albert Einstein, próximo ao Morumbis.
Conforme o secretário de Esporte do Uruguai, Sebastián Bauzá, o jogador sofreu uma arritmia cardíaca detectada há dez anos. Izquierdo passou por exames quando tinha 17 anos e atuava na base do Atlético Cerro. “Ele passou por um eletrocardiograma. Juan tinha 17 anos, tinha uma pequena arritmia e foi informado”, afirmou Bauzá.
Izquierdo deixa a mulher, Selena, e dois filhos, uma menina de 8 anos e um menino recém-nascido, de menos de um mês de vida.
Veja o momento em que Izquierdo colapsou:
O jogador Juan Izquierdo do Nacional do Uruguai teve uma arritmia cardíaca e durante o jogo contra o São Paulo no Morumbi.
— Pedro Machado (@pegoncalves) August 23, 2024
A cena é assustadora demais.
Que fique bem
pic.twitter.com/JDLaHQL8Y9
CBF fará um minuto de silêncio em jogos da Copa do Brasil por morte de Izquierdo
A entidade máxima do futebol brasileiro, por meio do seu presidente Ednaldo Rodrigues, lamentou o acontecimento, e decidiu que as partidas válidas pelas quartas de final da Copa do Brasil, nesta quarta, vão ter um minuto de silêncio em homenagem ao defensor.
“A CBF lamenta profundamente a morte do zagueiro Juan Manuel Izquierdo. O futebol brasileiro fará um minuto de silêncio em todas as partidas organizadas pela entidade nesta quarta-feira e se solidariza com os familiares do atleta, com os jogadores, dirigentes e torcedores do Nacional pela perda irreparável”, afirmou o dirigente.