Foi suado, mas o Brasil venceu a Colômbia por 2 x 1 nesta quinta-feira (20-03), no estádio Mané Garrincha, em Brasília, e chegou ao segundo lugar com 21 pontos nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. Raphinha e Vini Júnior (no finalzinho) marcaram para o Brasil. Luís Díaz descontou para Colômbia. O Brasil volta a campo na terça-feira que vem para enfrentar a Argentina, no Monumental de Nuñez.
O primeiro ataque do Brasil foi com menos de dois minutos. Arana cruzou e a zaga afastou. Aos três minutos, Raphinha lança Vinícius Júnior na direita. Muñoz chega atabalhoado e derruba o brasileiro. O juiz marcou pênalti. Raphinha bateu bem no canto direito do goleiro e fez Brasil 1 x 0. O Brasil continuava pressionado e, aos 8, Vanderson cruzou da direita e quase Vinícius Júnior fez o segundo gol. O goleiro Vargas saiu bem e abafou.
Gerson sai contundido aos 27 minutos
O Brasil mantém o ritmo e pressiona. Aos 13, Rodrygo recebeu na direita, “pedalou” e bateu cruzado com perigo à direita de Vargas para fora. A Colômbia “acordou” e, aos 19, James Rodriguez chutou e a zaga aliviou para escanteio. Aos 27, Gerson saiu contundido para a entrada de Joelinton.
Joelinton falha e Luís Díaz empata
A Colômbia subiu a marcação e empatou aos 41. Joelinton saiu jogando errado e perdeu a bola, que sobrou para Luís Díaz na esquerda . Ele invadiu a área e chutou no canto esquerda de Alisson para empatar o jogo. Aliás, o goleiro brasileiro titubeou em duas jugadas no primeiro tempo e por pouco não perdeu a bola. Nos minutos finais, a Colômbia pressionou mais e quase saiu com a vitória na primeira etapa.
Vinícius Júnior perde boa oportunidade

A Seleção Brasileira voltou para o segundo tempo criando boa oportunidade a um minuto em um chute forte de Vinícius Júnior defendido por Vargas. Aos 7, em boa jogada, Raphinha soltou a om e Vargas defendeu. A bola voltou para Vinícius Júnior, que chutou e Vargas voltou a defender. Aos 15, Árias cruzou e Córdoba cabeceou para fora. O Brasil quase desempatou aos 19 com Vini Júnior entrando livre, mas tentou dar um toque por cima do goleiro. A bola sobrou para Raphinha, que bateu prensado para fora.
Alisson se choca com colombiano e sai
A Colômbia assustava o Brasil quando ia ao ataque. Aos 22, James Rodríguez chutou forte e Alisson encaixou. Três minutos depois, Alisson e Sanchez se chocaram na área e caíram. Os dois foram substituídos, pois não tinham condições. Bento entrou no lugar de Alisson. Dorival aproveitou e fez mais três substituições: Savinho, Wesley, e André, que entraram nos lugares de Vandersosn, Bruno Guimarães e Rodrygo.
Gol salvador no fim da partida

E aos 36, Wesley aproveitou uma sobra de bola e rolou para Arana chutar, a bola resvalara na zaga e ir para fora. Na jogada seguinte, Wesley tabelou com Savinho e cruzou parava área, mas nenhum atacante completou. O Brasil forçou o jogo no final e perdeu duas boas oportunidades com Guilherme Arana. O gol da vitória veio aos 53. Vinícius Júnior recebeu esquerda, avançou e chutou. A bola tocou em Lerma, enganou o goleiro Vargas e morreu no fundo da rede fazendo Brasil 2 x 1. Em seguida, o atacante foi substituído por Léo Ortiz.