O Flamengo venceu o Atlético – MG por 1×0, neste domingo (10/11), na Arena MRV, e conquistou o seu quinto título da Copa do Brasil. O gol da vitória foi do equatoriano Gonzalo Plata. O público foi 45 mil. O rubro – negro venceu o primeiro jogo no Maracanã por 3 x 1.
Everson defende chute de Gérson com o peito
Logo no início do jogo o Atlético mostrou que ia pressionar e avançou as linhas, mas deixou espaços. Aos 2, Arrascaeta lançou Gérson, que tentou encobrir Everson, mas o goleiro defendeu com o peito. Dois minutos depois, o Atlético respondeu com um chute de Paulinho à direita de Rossi.
Goleiro argentino ‘esfria’ o time do Atlético
Aos 13, Hulk cobrou falta forte e Rossi defendeu em dois tempos. Um minuto depois, Paulinho foi lançado em velocidade, mas Léo Ortiz fez a parede para Rossi defender. Aos 16, em jogada rápida pela esquerda, Michael lançou Gabigol,que chutou cruzado. A bola desviou em Lyanco e saiu pela linha de fundo.
Hulk cobra falta e Rossi defende bem
Mas o Atlético era perigoso. Aos 18, Hulk chutou forte, Rossi espalmou e, caindo, aliviou o perigo chutando a bola. O Atlético envolvia o Flamengo, que se fechava em busca de um contra-ataque. Aos 23, Zaracho foi lançado na esquerda, mas Wesley chegou salvando. Um minuto depois, Wesley chegou na linha de fundo, cruzou e Arrascaeta cabeceou por cima do gol perdendo boa chance.
Wesley dá trabalho à defesa do Atlético
Wesley levou perigo de novo aos 28. Invadiu pela direita, rolou para trás e Evertton Araújo chutou para Everson espalmar para escanteio. O Atlético tocava a bola, mas o Flamengo marcava bem. Mas, aos 35, Rossi tentou sair jogando com Pulgar na grande área. Paulinho roubou a bola e Rossi consertou a lambança e salvou o gol. O goleiro salvou ainda um chute de Scarpa aos 38.
Bruno Henrique perde boa chance
Para o segundo tempo, o Atlético voltou com Saravia e Allan Kardec nos lugares de Lyanco e Otávio. No Flamengo, Bruno Henrique substituiu Gabigol. O Atlético voltou pressionando e assustou logo aos 6 minutos com Hulk cobrando falta e Rossi defendendo. O goleiro ligou rapidamente o contra-ataque com Bruno Henrique, que chutou de canhota e Everson jogou para escanteio.
Torcida aflita em todas as partes do Brasil
O Atlético se mandava para o ataque. Aos 9, Scarpa chutou, a bola bateu na zaga e saiu com perigo para escanteio. O Flamengo se encolhia para esperar o momento de contra-atacar. Aos 11, Kardec tentou escorar para Paulinho, mas a zaga aliviou. Na jogada seguinte, Kardec cabeceou para fora. Só dava Atlético. Aos 13, Fabrício Bruno entrou na vaga de Arrascaeta. Aos 24, Hulk escapou pela esquerda, chutou e Rossi jogou para escanteio. A torcida do Flamengo em todo o Brasil contava os minutos.
Michael perdeu duas boas chances
Em busca do primeiro gol, o Atlético cruzava as bolas para Kardec. Aos 18, Bruno Henrique roubou bola de Saravia, entrou livre, tentou encobrir Everson, mas o goleiro jogou para escanteio. O Flamengo perdeu duas chances seguidas com Michael. Na primeira, Everson salvou. Na segunda, Bataglia travou. Zaracho e Scarpa saíram para as entradas de Alisson e Bernard. No Flamengo, Plata substituiu Michael.
Plata marca o gol do título em contra-ataque
O Flamengo aproveitou os espaços e perdeu duas boas chances aos 35 minutos. Na primeira, Alexsandro chutou livre e Everson defendeu de peito. No complemento da jogada, Plata cabeceou para fora. O Atlético respondeu com uma bola na área para Kardec. No bate e rebate, a zaga aliviou. Aos 37, Bruno Henrique lançou Plata, que saiu do campo do Flamengo, avançou livre em largas passadas e encobriu o goleiro Everson para fazer o gol do título. A confusão foi formada com a torcida arremessando objetos no campo e disparando morteiros.
Primeiro título da competição foi em 1990
Após os ânimos serenarem, Davi Luiz entrou no lugar de Léo Pereira. Aos 46, em contra-ataque rápido, Bruno Henrique lançou Wesley. O lateral chutou firme e Everson defendeu de novo. Aos 50, Saravia segurou Bruno Henrique e foi expulso. Davi Luiz cobrou a falta e Everson voou para espalmar para escanteio. Depois, foi só a torcida fazer a festa. O Flamengo conquistou a Copa do Brasil em 1990, 2006, 2013 e 2022.
Gabigol se despede do Flamengo
Em entrevista ao repórter Carlos Gil, da Rede Globo, o atacante Gabigol revelou que está dando adeus ao Flamengo. “Por várias vezes a diretoria apertou a minha mão, mas não aceitou renovar o contrato. Amo essa torcida, os jogadores, mas vou curtir este momento até 31 de dezembro “, concluiu Gabigol sem dar pista sobre qual time irá defender. Mas informações da Rede Globo dão conta de que ele acertou com o Cruzeiro.