Com pouco tempo em campo, Felipe Melo conseguiu fazer uma lambança e perdeu a bola que deu a vitória ao Botafogo por 1 x 0, neste sábado (21/09), no Maracanã. A vitória fez o alvinegro se isolar na liderança com 56 pontos. O Fluminense estacionou nos 27, em 17º lugar, na Zona de Rebaixamento.
Pressionado pelas vitórias dos adversários que brigam contra o rebaixamento (o Corinthians derrotou o Atlético -GO, e o Vitória passou pelo Juventude), o Fluminense necessitava vencer o clássico. Mas o Botafogo assustou logo aos 2 minutos com um chute de Matheus Martins que Fábio defendeu. O Fluminense deu o troco aos 7 com um chute de Cano, que John defendeu bem.
Fluminense reclama pênalti em Cano
O Botafogo por pouco não abriu o placar, aos 8. Matheus Martins entrou cara a cara com Fábio, mas o goleiro defendeu bem e evitou o escanteio. Mas o Fluminense estava vivo e assustou aos 29, em um chute de Lima que John espalmou. Na sobra, Martinelli chutou para fora. Aos 34, John Árias passou por Marçal e chutou no canto esquerdo. John voou e defendeu. O Fluminense reclamou um pênalti de Matheus Martins, que deu uma cotovelada em Cano na área. O primeiro tempo terminou 0 x 0.
Fábio salva duas vezes
O Botafogo começou o segundo tempo perdendo uma boa oportunidade aos minutos. Barboza fez um lançamento longo para Luiz Henrique, que ganhou de Manoel na corrida e tentou encobrir Fábio, mas o goleiro defendeu com o braço esquerdo. Aos 10, Fábio salvou de novo. Tiquinho chutou, a bola bateu em Antônio Carlos quando o goleiro caía para o lado esquerdo, mas a bola mudou de trajetória e o goleiro voltou e se esticou para jogar para escanteio e manter o 0 x 0.
Cano assusta John
Aos 14, Arthur Jorge tirou Savarino e colocou Thiago Almada. E Cano quase desencantou em um cruzamento Serna pela esquerda. O argentino pegou de primeira e John voou para defender. O Botafogo respondeu logo. Thiago Almada lançou Matheus Martins na área, mas ele furou na hora de arrematar.
Treinadores poupam jogadores
Como entraram com times alternativos, pois disputam jogos pela Libertadores no meio de semana, Mano Menezes e Arthur Jorge fizeram todas as substituições. Aos 34, Luiz Henrique avançou pela direita e cruzou para a área e Fábio espalmou a bola para afastar o perigo. Cinco minutos depois, Igor Jesus chuta pressionado e Fábio espalma de novo.
Nonato sai de ambulância
O jogo teve um momento tenso, pois aos 40, Nonato se chocou de cabeça com Marçal e saiu de campo de ambulância. Mesmo com as cinco substituições, o Fluminense pôde colocar Felipe Melo no lugar de Nonato por causa da concussão (lesão na cabeça). Com o recomeço do jogo, Samuel Xavier perdeu boa chance ao chutar e John defender.
Felipe Melo bobeia e Luiz Henrique marca
O Botafogo perdeu outra boa chance com Carlos Alberto, aos 49, chutando para a defesa abafar. Logo em seguida, Felipe Melo tentou sair jogando, Gregore dividiu, tomou a bola, Felipe caiu pedindo falta, e Luiz Henrique ficou livre com a bola e fez 1 x 0 e garantiu a vitória e a liderança.