Em jogo de três expulsões, Flamengo vence Atlético – GO; Vasco passa pelo Grêmio em São Januário

De La Cruz bateu falta com categoria no ângulo direito e abriu o placar para o Flamengo no Serra Dourada / Foto: divulgação/ Flamengo

Em um jogo conturbado com três expulsões e dois pênaltis (sendo um perdido), o Flamengo sofreu para vencer o Atlético – GO por 2 x 1 neste domingo (14-04), no estádio Serra Dourada, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. De La Cruz, de falta, abriu o placar para o Flamengo. Luiz Fernando empatou e Pedro, no finalzinho, de pênalti, deu a vitória ao rubro-negro carioca, que jogou com um homem a mais (Álix foi expulso no final do primeiro tempo) durante todo o segundo tempo. Shaylon perdeu um pênalti para o Atlético, que teve o técnico e dois jogadores expulsos. Em São Januário, o Vasco venceu o Grêmio por 2 x 1

Com Varella vetado, o técnico Tite optou por improvisar Ayrton Lucas na lateral-direita e lançar Viña na esquerda. O Atlético começou assustando em uma cabeçada de Alix Vinícius por cima do gol. Aos 4 minutos, Shaylon cabeceou e Rossi encaixou a bola. O Flamengo reagiu e, aos 7, Cebolinha chutou de fora da área com perigo raspando o travessão. Aos 13, o árbitro expulsou o técnico Jair Ventura por reclamações. Tite contestou o excesso de preciosismo da arbitragem.

Zagueiro expulso

O atlético dava trabalho com a dupla de uruguaio Alejo e Emiliano Rodríguez. Este último se infiltrava pela esquerda em cima de Ayrton Lucas e criava situações difíceis. Em delas, ele avançou e chutou firme, mas Rossi defendeu. Aos 46, em um contra-ataque rápido, Léo Pereira lançou Cebolinha, que foi derrubado. A bola sobrou para Pedro, que partiu para o ataque, mas foi derrubado por Álix Vinícius, que era o último homem da defesa. O árbitro André Luiz expulsou o zagueiro do Atlético. Na cobrança, De La Cruz bateu no ângulo direito de Ronaldo, que nada pôde fazer. O Flamengo abriu o placar com o primeiro gol do uruguaio pelo rubro-negro. O Atlético colocou o zagueiro Luiz Felipe no lugar de Alejo para recompor a defesa.

Tite se irritou com a expulsão do treinador Jair Ventura, que reclamou do árbitro / Foto: divulgação

Shaylon perde pênalti

Para o segundo tempo, o Flamengo voltou com Bruno Henrique no lugar de Cebolinha, enquanto o Atlético lançou Yony González no lugar de Rhaldney. O Atlético entrou mais cauteloso, pois estava com um jogador a menos. O Flamengo tocava a bola para abrir espaços na defesa adversária. Aos 14 minutos, Arrascaeta cobrou escanteio pela esquerda e Léo Pereira cabeceou por com perigo. Mas, mesmo em inferioridade numérica, o Atlético não se entregou e empatou o jogo aos 18. Maguinho cruzou da direita e Luiz Fernando se antecipou a Ayrton Lucas e cabeceou forte sem defesa para Rossi.  

Aos 21, um lance polêmico, após Rossi tentou sair jogando rápido, Luiz Felipe entrou para atrapalhar a jogada e foi empurrado dentro da área por Léo Pereira. O árbitro marcou pênalti. Shaylon bateu na trave direita e perdeu a chance de virar o jogo. Aos 26, Viña e Adriano se chocam de cabeça na área do Atlético e se machucam. Os dois se machucaram e foram substituídos, respectivamente, por Gérson e Pedro Henrique. Aos 31, Carlinhos fez sua estreia no Flamengo substituindo Léo Pereira.

Pedro marca no finalzinho

Pedro bateu bem o pênalti sem chances para o goleiro Ronaldo e deu a vitória ao Flamengo na estreia do Brasileirão / Foto: reprodução

Mesmo com um jogador a mais, o Flamengo não conseguia superar o Atlético, que chegou a virar o jogo com um gol de Baralhas, mas o VAR pegou impedimento de Emiliano Rodríguez. Tite lançou Victor Hugo no lugar de Luiz Araújo. Aos 45, Ayrton Lucas chutou de pé direito e acertou o travessão. O atlético se fechava para não ser surpreendido. Aos 46, Lorran entrou no lugar de De La Cruz. Aos 51, Pedro cabeceou para fora. Aos 52, Maguinho disputou bola com Bruno Henrique na área e ambos caíram. O VAR chamou o juiz, que marcou pênalti e expulsou Maguinho por uma suposta cotovelada no atacante do Flamengo. Pedro bateu no canto esquerdo de Ronaldo, fez 2 x 1 aos 57 minutos  e deu a vitória ao Flamengo. Após o jogo, o atacante Luiz Fernando desabafou: “Juiz fez merda, fez cagada. O árbitro nos roubou (sic) A CBF precisa tomar providências”, resumiu irritado.

Vasco detona o Grêmio

O Vasco começou bem o Brasileirão e venceu o Grêmio, em São Januário Foto: Leandro Amorim / Vasco

O Vasco estreou bem no Brasileirão e venceu o Grêmio por 2 x 1, neste domingo, em São Januário. David e Matheus Carvalho fizeram os gols da vitória. Gustavo Martins descontou para os gaúchos. Os gols dos cariocas foram feitos no primeiro tempo em bonitas finalizações.

O time carioca preparou uma festa para homenagear o atacante Roberto Dinamite, que completaria 70 anos este mês. Ele faleceu no dia 8 de janeiro de 2023. Dinamite marcou 708n gols pelo Vasco e é o maior artilheiro do Brasileirão com 190 gols.

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também