Nova Iguassu Online

Conquista do tetracampeonato sobre a Itália completa 30 anos

A seleção brasileira jogou com eficiência na defesa e soube vencer os jogos até chegar ao título (Foto: Wilson Carvalho / Divulgação)

Nesta quarta-feira (17-07) completa 30 anos da conquista do tetracampeonato conquistado pelo Brasil nos Estados Unidos. A vitória que deu o título foi nos pênaltis contra Itália. Romário, Branco e Dunga converteram as cobranças, enquanto os italianos desperdiçaram três finalizações, uma delas defendida por Taffarel.

Na oportunidade, ambas as equipes estavam em busca do tetra. O Brasil, até então, ganhara o Mundial em 1958, 1962 e 1970. Depois, chegou ao penta em 2002. Já a Itália tinha sido campeã em 1934, 1938 e 1982. Viria a conquistar o título de novo em 2006.

Bebeto e Romário foram decisivos (Foto: CBF)

Pênalti perdido e comemoração

Os brasileiros soltaram o grito de tetracampeão quando Roberto Baggio, uma das estrelas da Itália bateu o pênalti por cima do travessão. O Brasil fechou a disputa vencendo por 3 x 2.

Baggio isolou a cobrança de pênalti chutando a bola por cima do travessão (Foto: Fifa / Divulgação)

Uma imagem que teve bastante projeção na época e que ainda permanece viva na memória de muitos é a da comemoração dos integrantes da comissão técnica da Seleção Brasileira, assim que Baggio errou o chute. Eles entraram em campo com os braços erguidos e o massagista Nocaute Jack apareceu na tela dando uma cambalhota.

Lembrança do tricampeonato

 O confronto com a Itália numa final remetia lembrou a final da Copa de 1970, no México, quando a Seleção Brasileira ganhou o tri com uma goleada sobre os italianos por 4 a 1.

O capitão Dunga ergueu a taça do tricampeonato conquistado em cima da Itália (Foto: CBF / Divulgação)

Nos Estados Unidos, o Brasil foi mais ousado no ataque e esteve por abrir o placar várias vezes, mas pecou nas finalizações. Até mesmo na prorrogação, a Amarelinha poderia ter liquidado a decisão tal a facilidade com que chegava à área da Itália. Com o 0 a 0 em 120 minutos vieram as cobranças de pênaltis e o tetracampeonato da Seleção Brasileira.

* Com informações

Sair da versão mobile