Chuvas no RS: 126 mortes, 756 feridos,146 desaparecidos e 1,9 milhão de pessoas afetadas;

Principal via fluvial que abastece a capital , o rio Guaíba chegou a 4,74 metros metros na manhã desta sexta, segundo balanço compartilhado pela Prefeitura de Porto Alegre. Foto: Gilvan Rocha / Agência Brasil

Até o momento, o Rio Grande do Sul registrou 126 mortes devido às fortes chuvas e enchentes que atingiram o estado. Além disso, 146 pessoas continuam desaparecidas e 756 estão feridas1Essa tragédia climática é considerada pelo governo do RS como o “maior desastre da história do estado” e afetou 435 dos 497 municípios, com 1,9 milhão de pessoas afetadas2.

Senado aprova medidas emergenciais para socorrer o Rio Grande do Sul

Em uma resposta rápida às necessidades emergenciais do Rio Grande do Sul, que vive nas últimas semanas a pior tragédia climática de sua história, o Senado e o Congresso aprovaram propostas e adotaram medidas para ajudar a mitigar ao máximo a situação de calamidade pública no estado. Entre elas, estão o decreto legislativo que reconhece estado de calamidade pública  e a aprovação de mudanças no Orçamento deste ano para agilizar e facilitar o repasse de recursos de emendas parlamentares aos municípios atingidos.

Governo do Rio doa 10 toneladas de alimentos e itens emergenciais

m solidariedade e apoio aos afetados pelas recentes chuvas no Rio Grande do Sul, o Governo do Rio, por meio do RioSolidario, instituição parceira, intensifica sua atuação humanitária. Com a campanha SOS CHUVAS RS, foram arrecadados mais de 10 toneladas de alimentos não perecíveis, aproximadamente 25 mil unidades de material de higiene pessoal e limpeza, cerca de 9.700 itens de cama, mesa e banho, e mais de 15 mil garrafas de água.

O Riosolidario seguirá como ponto de coleta para água mineral, alimentos não perecíveis, material de limpeza e higiene pessoal.

A presidente do RioSolidario, Paola Figueiredo , olha água que será doada.

Os donativos estão sendo enviados para a Secretaria de Assistência Social de Canoas e são fruto da união de parceiros, como Stellantis, Grupo Petrópolis, UFC, Fundação Leão XIII, Associação Beneficente Professores Públicos Ativos e Inativos – APPAI, Maraca Games, e o apoio do RJ para Todos, da Subsecretaria de Políticas Inclusivas e da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados – ABAD – com a logística.

Onde doar: 

RioSolidario: Travessa Eurícles de Matos, 17 – Laranjeiras
Horário: 10h às 17h
Doações podem ser realizadas até o dia 31/05

Senado envia 36 toneladas de doações

Nesta quinta-feira (9), uma carreta com capacidade de 36 toneladas saiu do Senado lotada de doações em direção ao Rio Grande do Sul. Foram arrecadados mais de 27 mil litros de água mineral, 2 toneladas de ração para cães e gatos, mais de 4 mil peças de roupas, além de pacotes de biscoito e latas de leite.

Compartilhe
Categorias

Mais lidas

Publicidade
Veja também

Faça a sua pesquisa