A chama dos Jogos Olímpicos de Paris foi acesa nesta terça-feira (16 de abril) durante uma cerimônia especial no sítio arqueológico de Olímpia — o berço dos antigos Jogos Olímpicos. As Olimpíadas de Paris começam em 26 de julho e terminam em 11 de agosto
Durante um ritual que conecta os Jogos Olímpicos modernos às suas origens antigas, a chama Olímpica foi acesa diante das ruínas do templo de Hera por uma atriz que interpretava o papel da alta sacerdotisa.
O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, e o presidente de Paris 2024, Tony Estanguet, estiveram presentes no evento, que marcou o início da jornada da chama da Grécia para Paris, onde ela chegará em 26 de julho para a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Paris 2024.
Origem do Jogos Olímpicos
Os Jogos Olímpicos antigos foram uma série de competições realizadas entre representantes de várias cidades-estado da Grécia antiga, que caracterizou principalmente eventos atléticos, mas também de combate e corridas de bigas. A origem destes Jogos Olímpicos é envolta em mistério e lendas. Um dos mitos mais populares identifica Hércules e Zeus, seu pai, como os progenitores dos Jogos. Segundo a lenda, foi Hércules que primeiro chamou os Jogos “Olímpicos” e estabeleceu o costume de explorá-los a cada quatro anos.
A lenda persiste que, após Hércules ter completado seus doze trabalhos, ele construiu o estádio Olímpico como uma honra a Zeus. Após sua conclusão, ele andou em linha reta 200 passos e chamou essa distância de estádio, que mais tarde tornou-se uma unidade de distância. Outro mito associa os primeiros Jogos com o antigo conceito grego de trégua olímpica. A data mais aceita para o início dos Jogos Olímpicos antigos é 776 a.C., que é baseada em inscrições, encontradas em Olímpia, dos vencedores de uma corrida a pé realizada a cada quatro anos a partir de 776 a.C.