O Brasil começa nesta segunda-feira (24-06), às 22hm sua caminhada em busca do seu 10º título da Copa América. A Rede Globo transmite a partida. O adversário é a Costa Rica. 16 seleções disputam o torneio, que marca a estreia de Dorival Júnior em competições oficiais no comando do time nacional. Será o 12º encontro entre as equipes. Nas 11 partidas contra a Costa Rica, a Seleção Brasileira saiu vitoriosa em dez jogos. Em outra partida, às 19h, a Colômbia enfrenta o Paraguai.
“O que gostaria de fazer é proporcionar ao nosso público prazer e alegrias. De sentir dentro de campo que a equipe tenta entregar o máximo para resgatar a alegria. Nada pessoal, e, sim, no sentido coletivo, para que possamos voltar a uma decisão de Copa América, de Copa do Mundo. Esse será o trabalho já iniciado desde o começo de 2024.”, disse Dorival Júnior, em entrevista coletiva no SoFi Stadium.
O Brasil se prepara desde o dia 30 de maio para a disputa da competição continental. Além dos treinamentos, o time fez dois amistosos neste período. A Seleção ganhou do México, por 3 a 2, no Texas, no dia 8, e empatou com os Estados Unidos, por 1 a 1, no dia 12, em Orlando.
Cinco títulos em 10 disputas
A Seleção Brasileira conquistou cinco das últimas dez edições da Copa América. A última foi em 2019, quando venceu o Peru por 3 x 1 no Maracanã. Ederson, Richarlison e Gabriel Jesus marcaram os gols do título.
“Sempre foi uma competição que quis muito jogar. É a minha primeira, apesar de já ter uma bagagenzinha com a Seleção (disputou a última Copa do Mundo), Quero sair 100 %, jogar a primeira, e, se Deus quiser, ganhar”, disse o volante Bruno Guimarães.
O time está escalado com: Alisson, Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Guilherme Arana; João Gomes, Bruno Guimarães, Lucas Paquetá; Raphinha, Rodrygo e Vinicius Junior.
Adversário tem técnico equatoriano
O técnico Gustavo Álfaro, que é equatoriano, já definiu a Costa Rica, que não conta mais com o goleiro Navas e o meia Daniel Ruiz. Campbell permanece na seleção, mas é dúvida, pois passa por tratamento médico para se recuperar.
O provável time da Costa Rica: Sequeira, Quiróz, Cascante, Vargas, Calvo, Mora; Galo, Aguilera, Zamora, Campbell (Ugalde), Contreras.