Botafogo conquista o Brasileirão; Flu vence o Palmeiras; Vasco passa pelo Cuiabá; Gabigol marca no empate com o Vitória e sai atirando

Gregore marcou o segundo gol que sacramentou o título de campeão brasileiro do Botafogo (reprodução)

O Botafogo sagrou -se campeão brasileiro ao vencer o São Paulo por 2 x 1, neste domingo (08/12), no estádio Nilton Santos. O Palmeiras perdeu de 1 x 0 para o Fluminense (que escapou do rebaixamento) e foi o vice-campeão. No Maracanã, na despedida do atacante Gabigol, o Flamengo empatou em 2×2 com o Vitória diante de mais de 67 mil torcedores. Na Arena Pantanal, com dois gols de Vegetti, o Vasco derrotou o Cuiabá por 2 x 1.

 Botafogo 2  x 1 São Paulo: festa no estádio Nilton Santos

Luiz Henrique foi eleito o craque do Campeonato Brasileiro e o melhor atacante (Reprodução / Premier)

O Botafogo dominou o primeiro tempo e assustou logo aos 13 minutos com short Jesus finalizando para fora. Aos 31, o mesmo Igor Jesus perdeu boa chance cabeceando em cima de Jandrei. Mas aos 36, Igor Jesus lançou Savarino, que penetrou e encobriu Jandrei para fazer 1 x 0. Aos 40, Jandrei evitou o gol de Alex Teles e ainda fez outra defesa no rebote de Igor Jesus.

São Paulo assusta, mas Artur Jorge vibra com o título no final

Igor Jesus abraça seus companheiros e comemora o título do Botafogo (Vitor Silva / Botafogo)

No segundo tempo, o Botafogo por pouco não aumentou o placar com Luiz Henrique, mas Jandrei salvou. Cinco minutos depois, o São Paulo empatou com William Gomes. No último lance da partida, a zaga do São Paulo saiu jogando errado, Gregore roubou a bola e, sem marcação, bateu para fazer 2 x 1 e coroar a conquista do título do time dirigido pelo técnico Artur Jorge.

Palmeiras 0 x 1 Fluminense : tricolor escapa da degola

Serna (à esquerda) marcou o gol que livrou o Fluminense (Marcelo Gonçalves / Divulgação

Fazendo um bom primeiro tempo, o Fluminense conseguiu segurar o Palmeiras,que criou poucas oportunidades. O time paulista tentava explorar os talentos de Rafael Veiga e Estevão. Mas o Fluminense saiu com a vitória no primeiro tempo com um gol de Serna, que recebeu de Cano, aproveitou o vacilo de Vanderlan, se livrou de Murilo e chutou no canto esquerdo sem defesa para Weverton, aos 36 minutos.

‘Verdão’ joga mal e decepciona os torcedores no Allianz Parque

Estevão, na disputa com Árias, não conseguiu vencer a defesa do Fluminense (Palmeiras / Divulgação)

O Palmeiras voltou para o segundo tempo dando a impressão que iria virar o jogo e chegou até a empatar com Vanderlan, mas havia impedimento na jogada e o gol foi anulado. O Fluminense controlou a partida, venceu, escapou do rebaixamento e, de quebra, conseguiu uma vaga na Copa Sul-americana.

Flamengo 2 x 2 Vitória : Gabigol detona dirigentes do Fla

Gabigol marcou o gol de empate do Flamengo na sua despedida do clube (Flamengo / Divulgação)

O Flamengo criou boas chances no primeiro tempo com Ayrton Lucas e Wesley. Gabigol foi figura apagada e facilmente dominado pela zaga do Vitória. Aos 15 minutos, Alerrandro recebeu no meio da zaga, o goleiro Rossi saiu mal e o atacante tocou com o bico da chuteira para fazer 1 x 0. O Flamengo não conseguiu criar mais chances e transformá-las em gols. O público foi de 67.113.

Gérson é eleito o melhor volante do do Campeonato Brasileiro

Destaque do Flamengo, Gérson foi eleito o melhor volante do campeonato (Reprodução / Premiere)

Iniciando melhor o segundo tempo, o Flamengo perdeu boa chance com Plata aos 11 minutos. Mas, aos 13, Pulgar lançou Michael, que fez o corta – luz para Gabigol marcar o seu gol na festa de despedida. Aos 29, o Vitória contra-atacou, De la Cruz falhou, Janderson aproveitou e chutou forte para fazer 2 x 1. O Flamengo respondeu rápido e empatou com Ayrton Lucas, aos 34. Depois disso, o jogo entrou em banho-maria e terminou empatado. O meia Gérson foi eleito o melhor volante do Brasileirão.

Artilheiro quer voltar um dia e critica diretoria 

Após a partida, Gabigol deu entrevista ao repórter Rafael de Angelis, do SporTV, e destacou sua participação no clube. “Meu nome está na história do Flamengo. Encerra-se um ciclo, mas hoje tornei-me uma lenda. Amo muito este clube.  Eu senti o Flamengo nesses seis anos. Seria um sonho voltar ao Flamengo. Um dia eu volto”, disse abraçando o vice-presidente Marcos Braz. O presidente Ridikfot Landim não gostou da entrevista de Gabigol, ficou irritado e teria xingado o jogador.

Gabigol desabafa em entrevista: ‘Não tiveram palavra comigo‘

Gabigol criticou dirigente do Flamengo por causa da condução de sua renovação (Premiere / Divulgação)

Mas Gabigol aproveitou para espetar o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, que vetou  a renovação do seu contrato.. Sou homem. Não tiveram palavra comigo. Não vou ficar. O que me importa é a torcida. Joguei pelos torcedores, que têm um carinho por mim”, finalizou o atacante..

Cuiabá 1 x 2 Vasco : cariocas conseguem vaga na Sul-americana

O atacante Vegetti fez os dois gol da vitória do Vasco sobre o Cuiabá (Dikran Sahagian / Vasco)

Livre da degola do rebaixamento, o Vasco entrou mais leve para o jogo na Arena Pantanal.  Vegetti abriu o placar ao receber bom passe de Pumita. O Cuiabá reagiu e empatou com Derek. Mas aos 42, Matheus Carvalho lançou Vegetti, que avançou e chutou forte para fazer 2 x 1.

Para o segundo tempo, o Vasco voltou com Paulinho, que estava parado há dez meses. Ele até marcou um gol, mas estava impedido. O meia ainda perdeu boa chance, no finalzinho, ao receber passe de Payet. Com 50 pontos, o Vasco terminou em 10º lugar e garantiu vaga na Sul-americana.

Quatro clubes caem, quatro sobem para a Série A

O Athletico – PR do volante Erick foi rebaixado para a Série B (Athletico / Divulgação)

Athletico – PR, Atlético – GO, Cuiabá e Criciúma foram rebaixados para a Série B. Santos, Mirassol, Sport e Ceará subiram para a Série A. Os artilheiros do campeonato foram Alerrandro, do Vitória,  e Yuri Alberto, do Corinthians, com 15 gols cada.

Tabela: Fonte ESPN

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também