Quatro clubes cariocas entram em campo neste domingo (08/12), às 16h, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. O líder Botafogo recebe o São Paulo e depende apenas de um empate para ser campeão. O Flamengo enfrenta o Vitória no Maracanã para confirmar o terceiro lugar na competição. O atrativo é a despedida do atacante Gabigol. O Fluminense corre sério risco de rebaixamento e mede forças com o Palmeiras, que briga pelo título, em São Paulo. Por último, o Vasco cumpre tabela contra o Cuiabá, na Arena Pantanal.
Botafogo x São Paulo: torcida está empolgada
Campeão da Libertadores, o Botafogo está com as duas mãos na taça. Para isso, basta um empate contra o São Paulo ou o Palmeiras não vencer o Fluminense. O técnico Artur Jorge terá os desfalques do lateral Vitinho e dos zagueiros Bastos e Alexander Barboza.
O time deverá enfrentar o São Paulo com: John; Mateo Ponte, Adryelson, Lucas Halter (Danilo Barbosa) e Cuiabano (Alex Telles); Gregore, Marlon Freitas e Savarino; Luiz Henrique, Igor Jesus e Almada.
Tricolor paulista poupa jogadores contra os cariocas

Classificado para a Libertadores do ano que vem, o São deverá escalar um time misto contra o Botafogo, gerando protestos dos torcedores do Palmeiras, pois o Verdão está na briga pelo título. As novidades no São Paulo são o meia-atacante Lucas Ferreira e o atacante Ryan Francisco, ambos do sub-20.
O técnico Zubeldía deverá escalar o seguinte time: Rafael, Igor Vinicius, Ruan, Sabino e Patryck; Bobadilla, Marcos Antônio (Santi Longo) e Michel Araújo; Nestor, André Silva e William Gomes.
Flamengo x Vitória: despedida de um ídolo no Maracanã

Firme na terceira posição e fechando o ano com o título da Copa do Brasil, o Flamengo enfrenta o Vitória, no Maracanã, no jogo que marca a despedida de Gabigol, que está acertando sua ida para o Cruzeiro. O time já está classificado para a Libertadores do ano que vem. A boa notícia é que Bruno Henrique foi liberado pelo STJD e vai para o jogo.
O time deverá jogar com: Rossi, Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, De la Cruz e Gerson; Michael, Bruno Henrique (Plata) e Gabigol.
Vitória terá desfalques no ataque e na defesa

Com 46 pontos, na 11ª posição, e livre do rebaixamento, o Vitória não terá o meia Matheuzinho, lesionado, além do atacante Osvaldo e do zagueiro Camutanga, entregues ao Departamento Médico. O zagueiro Neris está suspenso.
O Vitória está definido com: Lucas Arcanjo; Bruno Uvini, Edu e Wagner Leonardo; Raúl Cáceres, Lucas Esteves, Ricardo Ryller e Willian Oliveira; Janderson, Gustavo Mosquito e Alerrandro.
Palmeiras x Fluminense: o jogo dos opostos em São Paulo

Precisando vencer o Fluminense no Allianz Parque e torcer por uma derrota do Botafogo para o São Paulo, o Palmeiras vai com força máxima contra o Fluminense. Apenas o zagueiro Vitor Reis está suspenso com o terceiro cartão e será substituído por Murilo. Gustavo Gómez e Marcos Rocha retornam.
Abel Ferreira escalou o seguinte time: Weverton, Marcos Rocha, Murilo, Gustavo Gómez e Vanderlan; Aníbal Moreno, Richard Ríos e Raphael Veiga; Felipe Anderson, Estêvão e Flaco López.
Tricolor precisa de empate ou vitória para escapar da degola

Em situação difícil, mas dependendo apenas de si para permanecer na Série A, o Fluminense, que está em 15º lugar com 43 pontos, necessita apenas de um empate ou vitória contra o Palmeiras para escapar do rebaixamento. Seus principais concorrentes são: Atlhetico -PR (42, que enfrenta o Atlético – MG, 44) e o Bragantino (41, que recebe o já rebaixado Criciúma). O Galo também corre risco de cair.
Veja a provável escalação: final tem: Fábio, Samuel Xavier,Thiago Silva, Thiago Santos e Gabriel Fuentes; Martinelli, Lima e Ganso; Keno (Kevin Serna), Jhon Arias e Germán Cano.
Os cenários dos clubes ameaçados de rebaixamento:
Fluminense: empate ou vitória contra o Palmeiras livra o tricolor do rebaixamento. Se perder, dependerá de o Bragantino perder ou empatar com o Criciúma, ou décima vitória do Atlético – MG sobre o Athletico – PR.
Atlético – MG: basta vencer ou empatar para se garantir na Série A. Se perder, necessita de uma derrota do Fluminense para o Palmeiras ou que o Bragantino não ganhe do Criciúma.
Athletico – PR: se vencer o Galo, escapa do rebaixamento. Se empatar, precisa que o Fluminense perca ou que o Bragantino não vença o Criciúma. Mas, se o tricolor empatar ou ganhar do Palmeiras, e o Bragantino vencer, o Athletico será rebaixado.
Bragantino: vencendo o Criciúma, o Bragantino escapa da degola. Se empatar ou perder, está rebaixado.
Cuiabá x Vasco: clubes cumprem apenas tabela na despedida

Lanterna do Brasileirão, o Cuiabá faz um jogo sem pretensões contra o Vasco, na Arena Pantanal. O clube foi rebaixado para a Série B. O time quer quebrar o jejum de nove jogos sem vitórias. O goleiro Walter já se despediu. Ramon e Alan Empereur estão suspensos.
O provável time: Mateus Pasinato, Matheus Alexandre, Marllon, Bruno Alves e Juan Tavares; Lucas Mineiro, Denilson e Fernando Sobral; Clayson, Eliel e Isidro Pitta.
Felipe não terá Lucas Piton e Paulo Henrique na Arena Pantanal

Com 47 pontos, em 10º lugar, o Vasco conseguiu o seu principal objetivo que era não ser rebaixado. Para o jogo contra o Cuiabá, o técnico Felipe não terá os laterais Paulo Henrique e Lucas Piton, suspensos. Leandrinho e Pumita devem ser os substitutos.
O técnico Felipe escalou o Vasco com: Léo Jardim, Puma, João Victor, Léo, Leandrinho, Mateus Carvalho, Hugo Moura, Jair, Coutinho, Alex Teixeira e Vegetti.