Com um primeiro tempo irreconhecível, o Botafogo perdeu de 3 x 1 em sua estreia contra o Junior Barranquilla na Libertadores, no estádio Nilton Santos. Bacca (2) e Fuentes marcaram para os colombianos. Hugo descontou para o Botafogo. O time saiu vaiado ao final da partida.
O Junior Barranquilla abriu o placar aos 9 minutos. Enamorado tentou passar por Hugo na área e a bola bateu na mão do lateral. O árbitro marcou pênalti. Bacca cobrou e fez, 1 x 0 para os colombianos, que voltaram a assustar aos 17, com Enamorado chutando com perigo para Gatito Fernández.
3 x 0 em 40 minutos
O Botafogo tentou se recuperar e por pouco não empatou, aos 24, com Júnior Santos, que chutou em cima do goleiro Mele,que fez a defesa. O goleiro salvou ainda em um cruzamento de Hugo para Tiquinho. Mele saiu e afastou o perigo. Mas, em um rápido contra-ataque, Enamorado aproveitou a falha da defesa do Botafogo, avançou pela direita e cruzou para Fuentes, na grande área, empurrar para fazer 2 x 0.
Buscando diminuir a vantagem, o Botafogo subiu as linhas, mas bobeou de novo, aos 40. Gabriel Fuentes lançou Bacca, que aproveitou a falha da defesa, driblou Gatito e fez 3 x 0. O Botafogo não se intimidou e foi para o ataque. Aos 49, em um cruzamento para a área, Tiquinho ajeitou de peito para Hugo chutar forte para diminuir.
Mais atacantes
O Botafogo voltou mais ofensivo no segundo tempo com Tchê Tchê e Luiz Henrique de Gregore e Savarino. Logo aos três minutos, Hugo chutou forte, a bola desviou na zaga e o goleiro Mele espalmou. Com dois atacantes abertos (Luiz Henrique e Junior Santos), o Botafogo pressionava o Junior Barranquilla, que se fechou e buscava contra-ataques. Aos 20, o Botafogo botou mais um atacante: Jeffinho no lugar de Eduardo, que saiu vaiado.
Insistência nos cruzamentos
Não tendo outra opção o Botafogo tentou encurralar o Júnior Barranquilla, até cadenciava o jogo. Aos 34, Rafael entrou na vaga de Matheo Pontes. E o Botafogo insistia nos cruzamentos para a grande área. Nos dez minutos finais, o alvinegro começou a entrar em desespero, pois não conseguia furar o bloqueio dos colombianos.
Goleiro de destaca
Aos 38, Tchê Tchê chutou à direita com perigo. Logo em seguida, Romero entrou na vaga de Marlon Freitas. Em uma boa jogada, Lucas Halter chutou de fora da área e Mele encaixou. Em outra jogada de Tchê Tchê, o goleiro colombiano defendeu firme. No finalzinho, Jeffinho arrematou dentro da área e Mele defendeu . Ao final do jogo, a torcida vaiou o time do Botafogo.