A CCR RioSP e o Instituto CCR apoiam, no mês de outubro, a campanha “Olhe Mais de Perto”, em parceria com a Childhood Brasil, uma das principais articuladoras na proteção de crianças e adolescentes. A ação tem como objetivo conscientizar o público sobre a realidade da violência sexual sofrida por crianças e adolescentes. Além da unidade, outras 10 concessionárias de CCR Rodovias, que administram as 11 concessionárias do Grupo CCR, também apoiam a iniciativa.
Segundo dados da Childhood Brasil, 85% dos casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes são cometidos por pessoas conhecidas, e 65% desses casos ocorrem dentro de casa. A campanha, idealizada pela SOKO/Droga5 São Paulo, é dividida em duas fases, abordando a violência sexual nos lares e sinais de alerta que podem ajudar a identificar crianças em risco.
A campanha “Olhe Mais de Perto” inclui uma série de ilustrações com características infantis, projetadas para chamar a atenção do público e promover maior conscientização sobre a importância de perceber, escutar e acreditar nas crianças e adolescentes ao nosso redor. As diversas formas de violência contra vulneráveis não se manifestam apenas em indícios físicos, mas também em sinais emocionais e comportamentais. As mensagens em texto escondidas nas ilustrações provocam uma reflexão, reforçando a importância da atenção aos detalhes e comportamentos que não podem passar despercebidos dentro de casa. Um olhar atento pode salvar uma criança.
“Acreditamos que enfrentar e prevenir a violência sexual contra crianças e adolescentes exige tornar visível o que é invisível e transformar essa luta em uma causa de todos. O silêncio perpetua o ciclo de violência, protegendo apenas o agressor. Falar sobre abuso sexual é mexer em uma ferida aberta da nossa sociedade, especialmente porque essa violência ocorre em espaços que deveriam ser de proteção e cuidado”, comenta Laís Peretto, Diretora Executiva da Childhood Brasil.
A CCR Rodovias apoiará a campanha veiculando mensagens sobre o Serviço Disque 100, que recebe denúncias de violações de direitos humanos, em painéis eletrônicos instalados nas rodovias federais, estaduais e municipais administradas pelas concessionárias, em cinco estados do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Além disso, os canais de WhatsApp das unidades CCR AutoBAn (SP), CCR ViaOeste (SP), CCR RioSP (RJ/SP), CCR RodoAnel (SP), CCR SPVias (SP), CCR ViaSul (RS), CCR ViaCosteira (SC), CCR ViaLagos (RJ) e CCR MSVia (MS) oferecem acesso direto ao Disque 100.
“Um dos princípios da atuação do Grupo CCR é servir à sociedade, gerando impacto positivo a todos ao redor. Diariamente, milhares de pessoas trafegam pelos 3.615 quilômetros de rodovias administradas pela CCR Rodovias. Com essa ação, queremos reforçar, em parceria com a Childhood, formas de apoiar o combate à exploração sexual infantil”, afirma Eduardo Camargo, presidente da CCR Rodovias.
Além das iniciativas da CCR Rodovias, a CCR Aeroportos e a CCR Mobilidade também apoiam a campanha, divulgando conteúdos digitais com ilustrações infantis para chamar a atenção dos clientes e promover maior conscientização. No dia 11 de outubro, haverá uma ação presencial com promotoras nas estações de metrô e VLT em São Paulo (ViaQuatro e ViaMobilidade), Rio de Janeiro (VLT Carioca) e Salvador (CCR Metrô Bahia).