Zagueira de Belford Roxo disputa medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris

A belforroxense Tarciane é destaque da seleção brasileira e está na final olímpica (Rafael Ribeiro / CBF)

A seleção brasileira de futebol feminino disputa deste sábado (10-08), ao meio-dia, em Paris, a medalha de ouro nas Olimpíadas. Na final, o embate é contra os Estados Unidos. O Brasil passou para a final ao golear a Espanha por 4 x 2. As americanas, que chegam invictas, garantiram a vaga venceram a Alemanha por 1 x 0 e garantiram vaga. No Brasil, um dos destaques é a zagueira Tarciane, que é de Belford Roxo. A Rede Globo transmite a partida.

Cria de Belford Roxo, Tarciane é considerada uma das grandes promessas do futebol feminino. Aos 21 anos, a zagueira defende atualmente o Houston Dash dos Estados Unidos, mas também passou pelo Fluminense e Corinthians.

Início no Daminhas da Bola

Tarciane teve passagem destacada pelo Corinthians e depois foi vendida para o Houston Dash (Divulgação)

Tarciane iniciou a carreira em 2016, aos 13 anos, no projeto social Daminhas da Bola, idealizado pela técnica Thaissan Passos, em Duque de Caxias. Em 2019 ela foi para o Fluminense e, em 2021, transferiu-se para o Corinthians. A zagueira foi vendida em 2024 para o Houston Dash por R$ 2,59 milhões (dois milhões e quinhentos e noventa mil reais).

Em 2020, Tarciane deu entrevista ao site Fluminense, clube em que atuava, e contou que entrou em 2016 no Daminhas de Ouro. Ela lembrou que seu pai a levou para fazer um teste no Instituto Loide Martha. Ela passou estudou no colégio (que fica na Vila São Luís, em Duque de Caxias) com bolsa de 100%.

Primeira  convocação

A seleção brasileira está na final e vai brigar para conquistar a medalha de ouro (Rafael Ribeiro / CBF)

Foi quando tudo começou na minha vida. Fiz alguns jogos pela escola e logo surgiu a competição Conmebol de campo. Entrei para a minha primeira, no campo, com time feminino do Daminhas da Bola aos 14 anos. A partir daí, veio a minha primeira convocação para a seleção”, contou. “Na sequência, soube que o Fluminense estava montando um time e que havia feito o convite para o Daminhas em busca de uma parceria para o futebol feminino. Fiz os testes e passei”, contou Tarciane à época ao site do Fluminense Futebol Clube.

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também