Willian Lima é prata no Judô e conquista a primeira medalha olímpica para o Brasil em Paris

Sargento da Marinha, o atleta começou sua trajetória no esporte em provas de natação, mas só obteve destaque maior nas competições no tatame | Foto: Wander Roberto/COB

Neste domingo, 28/07, o Brasil conquistou sua primeira medalha olímpica nestes Jogos, na França. E foi no judô, modalidade esportiva que já obteve muitas medalhas para o Brasil, desde as Olimpíadas de Los Ângeles, em 1984. O atleta Willian Lima obteve a medalha de prata na categoria de até 66 quilos.

O brasileiro parou apenas na final, diante do japonês Abe Hifumi, campeão em Tóquio 2020 e que não perde em nível internacional na categoria individual desde o Mundial de 2019. Gusman Kyrgyzbayev, do Cazaquistão, e Denis Vieru, da República da Moldova, ficaram com o bronze.

Natural de Mogi das Cruzes (SP), o judoca de 24 anos entrou para a história do esporte brasileiro ao conquistar a 25ª medalha de judô em Olimpíadas. Sargento da Marinha, Willian é casado com Maria Julia Chequito e pai de Dom Lima.

Apesar de se destacar no judô, sua trajetória no esporte começou com a natação, esporte no qual Lima planejava se profissionalizar. Apesar disso, em 2015, o judoca entrou para a equipe do Pinheiros e passou a vencer competições importantes a partir de 2019, com o Campeonato Mundial de Marrakech.

Desde então, o atleta já venceu o bronze na categoria nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023, além de seu primeiro título do circuito mundial no Grand Prix em Zagreb, na Croácia.

Compartilhe
Categorias

Mais lidas

Publicidade
Veja também
Publicidade