
Washington Reis defende Reforma da Previdência em debate promovido pela Firjan em Duque de Caxias
fevereiro 1, 2018 /
Nesta terça-feira (30/01), o prefeito Washington Reis participou de uma reunião no SESI Duque de Caxias promovido pela FIRJAN-RJ, sobre reformas estruturais. O principal assunto debatido no encontro foi a reforma previdenciária e a necessidade de mudanças no atual regime, destacando os impactos nas contas da União, estados e municípios caso a reforma não seja aprovada. De acordo com o governo federal, o déficit da previdência foi de R$ 268,8 bilhões em 2017.
O prefeito Washington Reis defendeu a importância da reforma da previdência e também da reforma tributária e trabalhista, esta última aprovada recentemente. “Se o governante não tiver coragem de mexer nos direitos adquiridos por uma minoria que ganha salários exorbitantes, quem sofre é o povo. E nós não podemos admitir que a população sofra. Essa reforma é muito importante para o país. Aqui em Duque de Caxias, por exemplo, a prefeitura precisa repassar todo mês R$ 23 milhões para complementar os recursos da previdência. Isso acaba diminuindo a nossa capacidade de investimentos no município”, ressaltou.
“O modelo como a previdência está estruturada é insustentável”, afirmou o presidente da FIRJAN Baixada Fluminense II, Roberto Leverone, ao abrir o evento. Leverone destacou que há 20 anos a Federação das Indústrias lançou o movimento “Reformas Já”, em que já defendia a reforma da previdência. “Postergar a aprovação da reforma é criar o risco de uma nova década perdida. A reforma não visa prejudicar o povo, ela representa uma lei mais justa”, completou.
Durante a reunião, o economista-chefe do Sistema FIRJAN, Guilherme Mercês, destacou que 44 dos 51 municípios fluminenses analisados pelo ìndice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado no ano passado, receberam conceito D no indicador de investimentos, o que indica que investiram menos de 8% do orçamento. Entre todos os estados do país, o Rio de Janeiro ficou com a menor média. O economista ressaltou ainda que o maior problema dos municípios atualmente é o orçamento comprometido com gastos com folha de pagamento.
Estiveram presentes no evento, além do prefeito Washington Reis, prefeitos e secretários municipais, o deputado federal José Augusto Nalin, o ex-ministro e atual diretor de Relações Institucionais da FIRJAN, Márcio Fortes, o presidente da Previ Meriti, Eliomar Santos, e outras lideranças municipais e estaduais.
Foto de Juliane Rebello/Divulgação/PMDC
Paulo Cézar
PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.
