Wagner Moura, protagonista de “O Agente Secreto”, novo filme de Kleber Mendonça Filho, ganhou neste sábado (24) o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes, um dos principais da sétima arte. A película conquistou o Prêmio da Crítica na Seleção Oficial, informou a Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (Fipresci) no Instagram. Já o cineasta ficou com o prêmio de melhor diretor. Mendonça Filho recebeu o prêmio do artista no palco.
“Escolhemos um filme com uma generosidade novelística e épica; que permite digressões, diversões, humor e personagens, para evocar um tempo e um lugar, e uma história rica, estranha e profundamente perturbadora de corrupção e opressão. Um filme que cria suas próprias regras, é pessoal, porém universal, que leva seu tempo e atua como um veículo de memória para um mundo: o mundo do Brasil governado pelos militares em 1977 e o mundo das pessoas boas em tempos difíceis”.
Inspirado por obras como o vencedor do Oscar “Ainda Estou Aqui”, “O Agente Secreto” também se desenrola durante a ditadura militar. A trama se passa no final dos anos 1970 e acompanha Marcelo (Moura), um especialista em tecnologia que retorna a Recife, sua cidade natal, em busca de paz em meio ao turbulento cenário político e social do país.
O elenco robusto conta com nomes como Maria Fernanda Cândido (“O Traidor”), Gabriel Leone (“Eduardo e Mônica”), Isabél Zuaa (“As Boas Maneiras”), Hermila Guedes (“O Céu de Suely”), além do veterano ator alemão Udo Kier, que já trabalhou com Kleber e o codiretor Juliano Dornelles em “Bacurau” (2019).
A conquista foi celebrada pelo perfil do governo brasileiro. “Mais uma conquista que exalta a força da nossa cultura”, postou o perfil no X.
🎞️ O cinema brasileiro faz história mais uma vez! O ator Wagner Moura ganhou hoje o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes, pelo filme “O Agente Secreto”, dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho. pic.twitter.com/zf4Zmg6HMM
— Governo do Brasil (@govbr) May 24, 2025