Ícone do site Nova Iguassu Online

Voto do relator Flávio Dino mantém Washington Reis inelegível para as eleições de 2026

Washgton Reis está condenado pelo Supremo Tribunal Federal por crime ambiental em Duque de Caxias. Foto: Redes sociais.

Os demais ministros tem até o dia 14 para se manifestarem

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino votou para que seja mantida condenação por crime ambiental contra Washington Reis (MDB), ex-prefeito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e atual secretário estadual de Transportes.

Dino rejeitou recurso apresentado pela defesa de Reis. A condenação, no momento, deixa o secretário inelegível para as eleições de 2026. Ele é um dos cotados para disputar a sucessão de Cláudio Castro (PL). O jornal O Globo divulgou as informações.

O plenário virtual está analisando o caso e, até o momento, apenas Dino, que é o relator, votou. Os demais ministros tem até o dia 14 para se manifestarem. De acordo com o voto de Dino, Reis foi condenado por unanimidade pela corte por um loteamento irregular e a sentença já transitou em julgado.

A condenação em questão data de 2016, mas Reis conseguiu se candidatar 2020 à Prefeitura de Duque de Caxias após conseguir uma liminar no STF. A defesa do secretário argumenta que o irmão dele, o deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ), foi absolvido em outra instância judicial pela mesma conduta.

Sair da versão mobile