Ícone do site Nova Iguassu Online

Vice Thiago Pampolha é indicado ao TCE: os dados já estão rolando para eleição do governador do Rio em 2026

Da esquerda para direita: Thiago Pampolha, Cláudio Castro e Rodrigo Bacellar. Fotos: Banco de Imagens.

A publicação nesta segunda-feira, em edição especial, da indicação do vice-governador Thiago Pampolha, do MDB, ao Tribunal de Contas do Estado, fez rolar, enfim, os dados do jogo político para definição do nome daquele que será o candidato da direita do Rio na disputa eleitoral para suceder Cláudio Castro, que antecipará sua saída do Palácio Guanabara , prevista para abril, para que o deputado estadual Rodrigo Bacellar ( União Brasil), presidente da ALERJ, advogado nascido em Campos dos Goytacazes, 45 anos, assuma o Palácio Guanabara e ganhe visibilidade sentado na cadeira de governador.

Castro será candidato pelo PL a uma das duas vagas que estarão em disputa para o Senado no próximo ano. Atual 1º Vice-Presidente do parlamento fluminense, Guilherme Delaroli, do PL, assumirá a presidência da Alerj para sacramentar o acerto das forças políticas conservadoras do Rio.

Em Nova Iguaçu, Candidatos à Alerj nas eleições do próximo ano começaram a divulgar o nome de Bacellar em outdoors com mensagens alusivas ao Dia das Mães. O presidente da Alerj já está procurando prefeitos da Baixada Fluminense para fortalecer seu nome no segundo mais importante colégio eleitoral do estado do Rio de Janeiro.

Com a oficialização da indicação do nome de Thiago Pampolha, o processo agora vai começar tramitar na Alerj e o plenário já pode aprovar o nome do vice-governador na próxima quarta-feira, 21. Pampolha, caso os deputados aprovem seu nome para Conselheiro, substituirá José Nolasco, um ex-presidente da Cedae que chegou ao TCE por indicação do então governador tucano Marcello Alencar, já falecido. Nolasco participa de sua última sessão nesta quarta-feira (14), antes de completar 75 anos e se aposentar compulsoriamente.

Com a indicação formalizada, Pampolha será sabatinado pela Comissão de Normas Internas e Proposições Externas da Assembleia. Também precisa ter o nome aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça

Na mensagem enviada à Assembleia, o governador Cláudio Castro enfatizou que Pampolha é “possuidor de todos os requisitos objetivos e subjetivos reclamados pela vigente ordem constitucional para a citada investidura”, com “ilibada reputação e notórios conhecimentos em administração, direito e finanças públicas”.

A juíza Roseli Nalin, da 4ª Vara de Fazenda Pública da Capital, rejeitou pedido de liminar para suspender a futura nomeação de Thiago Pampolha para Conselheiro d Tribunal de Contas do Estado (TCE). A magistrada proferiu a decisão na tarde desta segunda-feira.

Sair da versão mobile