Vacina contra a Covid XBB: o que muda com a aplicação do novo imunizante

Os grupos prioritários de gestantes, idosos e pessoas imunocomprometidas devem receber a cada seis meses uma dose da vacina contra Covid-19.

No Dia Nacional da Imunização, técnicos da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde da SES-RJ tiram dúvidas da população sobre a imunização com a nova vacina

No mês de maio, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) distribuiu mais de 46 mil doses da vacina contra a Covid-19 aos 92 municípios do estado. Conhecido como monovalente XBB, o novo imunizante ainda é motivo de dúvidas por parte da população que já se vacinou contra a Covid-19.


Para ajudar a esclarecer os questionamentos mais comuns, neste domingo (09/06), Dia Nacional da Imunização, técnicos da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (Subvaps) da SES-RJ, respondem perguntas frequentes sobre o tema:

– Qual a diferença da vacina XBB contra a Covid-19 para outros os imunizantes?

A principal diferença da vacina XBB para os outros imunizantes contra a Covid-19 é a atualização com a subvariante da doença ômicron XBB 1.5 e que a sua utilização contempla todas as faixas etárias acima de 6 (seis) meses de idade.

– Quem tomou outras doses da vacina contra a Covid-19 precisa se imunizar com a vacina XBB?

A recomendação é que crianças com idade até 4 anos, 11 meses e 29 dias e completamente vacinadas com vacinas Covid-19 originais (três doses) deverão receber mais uma dose da vacina Covid-19 monovalente (XBB).

Já o indivíduo a partir de 5 anos e que faz parte do grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19 deve receber ao menos uma dose da vacina Covid-19 monovalente (XBB), no ano de 2024. 

Os grupos prioritários de gestantes, idosos e pessoas imunocomprometidas devem receber a cada seis meses uma dose da vacina contra Covid-19.

– Há algum intervalo mínimo para que as pessoas possam se vacinar com a XBB? 

O intervalo mínimo recomendado entre a última dose de qualquer vacina Covid-19 e a vacina Covid-19 monovalente (XBB) é de três meses.

– Há alguma contra indicação da vacina XBB?

A vacina XBB é contraindicada em indivíduos com histórico conhecido de reação alérgica grave a qualquer componente da vacina.

– Como vai funcionar o esquema vacinal com a XBB para crianças de seis meses a quatro anos não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto?

As crianças não vacinadas ou que nunca receberam alguma dose da vacina Covid-19 deverão receber duas doses da vacina Covid-19 monovalente (XBB). 

Já as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias imunocomprometidas que nunca se vacinaram deverão receber o esquema primário de três doses da vacina COVID-19 monovalente (XBB).

Para as crianças incompletamente vacinadas com vacinas Covid-19 originais (vacinas CoronaV

Compartilhe
Categorias

Mais lidas

Publicidade
Veja também
Publicidade