Unimed Nova Iguaçu promove mais uma palestra para a terceira idade

março 7, 2018 /

Os clientes da Unimed Nova Iguaçu acima dos 60 anos que integram o Programa Bem Acolhido na Terceira Idade, marcaram presença na quinta palestra que debateu o tema “Saúde Intestinal”, ministrada pela nutricionista Paula Pimenta do setor de Medicina Preventiva, no dia 22 de fevereiro, no auditório da Associação Médica de Nova Iguaçu. O objetivo do encontro foi falar da importância da alimentação adequada para o bom funcionamento do intestino nesta fase da vida, bem como sobre os alimentos mais indicados.

Segundo Paula Pimenta, é comum a queixa nesta faixa etária de ocorrência de diarréias, constipação e doença diverticular. “Com o avançar da idade, o metabolismo, a digestão e o funcionamento intestinal se modificam. Daí, a relevância da discussão desse assunto, ressaltando os benefícios dos alimentos funcionais”, comenta.

Para um melhor aprendizado sobre a diferença entre os alimentos prebióticos, probióticos e simbióticos, a nutricionista fez uma dinâmica mostrando imagens diversas para que os participantes descobrissem a respectiva categoria. Ela também citou os variados benefícios de alguns alimentos, como o iogurte que, além de ser uma importante fonte de cálcio, ajuda a melhorar o sistema imunológico. Já as fibras, favorecem a função intestinal e ainda auxiliam a controlar a glicemia e o colesterol.

Perguntada sobre a melhor dieta para a terceira idade, Paula respondeu prontamente: “A alimentação in natura, com controle do açúcar e do sal, retirando os alimentos e temperos industrializados. Quanto menos rótulos, melhor para a saúde de qualquer indivíduo, em qualquer idade.”

Aloma Carvalho