Os moradores de Duque de Caxias estão aprovando a criação da Unidade de Coleta de Sangue do Hemorio no Hospital Municipal Dr. Moacyr do Carmo. Com mais de 1.178 bolsas coletadas nos três primeiros meses de funcionamento, completados no último domingo (25/08), o espaço tem sido elogiado pela estrutura e atendimento humanizado oferecido à população.
Moradora do bairro Vila São Luiz, a técnica de serviços gerais Salete Santos, de 52 anos, doa sangue há mais de cinco anos. Acostumada a fazer o bem, ela comemorou a presença da unidade de coleta, que está a 4km de sua casa.
“Várias pessoas querem doar, mas muitas vezes não vão porque é muito longe, por motivo de passagem ou por causa de ser muito distante do trabalho. Como aqui é pertinho de casa, aproveitei que vim fazer um exame e resolvi doar”, contou.
Com o avô internado no hospital, a estudante Larissa Rodrigues, de 26 anos, reuniu a família que procurou a unidade para ajudar não só o familiar, mas outras pessoas que precisam de sangue.
“Assim como ele precisa, muitas pessoas também necessitam de sangue. Por isso, eu e a minha família viemos aqui. É a minha primeira vez doando e tenho certeza que vou voltar mais vezes”, destacou a jovem.
Para Luiz Amorim, diretor do Hemorio, a unidade de coleta de Duque de Caxias tem correspondido às expectativas. “Nossa ideia era descentralizar e facilitar o acesso da população a um ponto de coleta de sangue que fosse mais próximo de suas residências. Com a procura de 20 doadores por dia, em média, temos muito a comemorar, principalmente por mais vidas estarem sendo salvas”, destacou.
A unidade de doação de sangue de Duque de Caxias é a primeira com gestão do Hemorio fora da base, localizada no Centro do Rio de Janeiro. Com funcionamento de segunda a sexta, de 7h às 17h, o espaço possui quatro cadeiras para coleta e tem capacidade para 40 transfusões por dia.
Quem pode doar sangue
É preciso ter entre 16 e 69 anos (ou entre 16 e 60 anos, para quem doa pela primeira vez), pesar no mínimo 50kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto.
Jovens entre 16 e 17 anos podem doar sangue somente com autorização do pai e da mãe, ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável e preencher formulário disponível no site do Hemorio.
Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses. Lembrando que a perfuração na região oral ou genital também é impeditivo para doações, enquanto houver uso da peça.
Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.
Serviço:
Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo
Endereço: Rod. Washington Luiz, 3200 – Parque Beira Mar, Duque de Caxias