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Turistas estrangeiros : Por que eles têm escolhido cada vez mais o Estado do Rio de Janeiro?

Os hotéis localizados no bairro de Copacabana já estão com 100% de ocupação e, em breve, acomodações em outras localidades também devem atingir capacidade total ou chegar bem perto disso. Foto: hotel Arpoador/divulgação.

De acordo com informações divulgadas pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, 30% dos turistas em 2023 eram argentinos e, logo atrás deles, ficaram os chilenos e os norte-americanos. Além disso, 270 mil europeus viajaram para a região no período. Quem sentiu o movimento crescente de estrangeiros, especialmente na capital fluminense, foi o setor de hotelaria e turismo. O hotel Laghetto Stilo Barra Rio estima que, nos últimos meses, 15% de seus hóspedes tenham chegado de voos vindos de Portugal, enquanto 8% vieram de países da América Latina. Já no Grupo Arpoador, empresa que administra os hotéis Ipanema Inn e Arpoador, 7% dos hóspedes são argentinos, 2% chilenos e 9% europeus.
 

Logo atrás dos argentinos, chilenos e norte-americanos (que ocupam o pódio), estão os franceses, britânicos, portugueses e colombianos, respectivamente. Até o final de 2024, os dois hotéis esperam receber ainda mais turistas ‘gringos’, devido à projeção de 14 milhões de passageiros chegando pelo aeroporto internacional e ao movimento crescente que têm observado nos últimos anos, especialmente de turistas latino-americanos.
 

Para Daniel Gorin, Gerente Geral do Grupo Arpoador, o aumento da procura se dá pela ampla divulgação e valorização do Brasil, sua cultura e suas belezas naturais nos últimos anos, além da questão da taxa de câmbio.
 

“Desde a época da Copa do Mundo, tivemos grandes eventos de alcance global no país e o Rio de Janeiro, um dos principais cartões postais brasileiros, se tornou ainda mais popular lá fora. Também é preciso considerar a conversão cambial – para estrangeiros que vêm da Europa e dos Estados Unidos, por exemplo, o custo da viagem é baixo se comparado com outros destinos. Já os chilenos e argentinos buscam fugir do frio e entrar em contato com uma cultura diferente, mas que ainda é próxima, tanto pelo idioma, que é similar, quanto pela latinidade”, pontua.
 

Turismo corporativo no Rio de Janeiro segue crescendo em 2024

Em crescimento no Estado desde 2022, o turismo corporativo deve crescer ainda mais em 2024. A Fecomércio RJ, em parceria com o Visit Rio Convention Bureau, assinaram um termo de cooperação que visa ampliar a captação de eventos nas áreas de inovação e tecnologia, técnico-científicos, esportivos e corporativos, com uma meta de 25% de aumento no número de eventos que a cidade do Rio de Janeiro recebe até o final do ano.

“Ouvimos e falamos muito espanhol (principalmente espanhol da América Latina) com nossos hóspedes e, a cada ano, isso se torna mais comum. Vemos muitas famílias, casais e grupos de amigos viajando para conhecer as praias, lagoas, pontos turísticos e aproveitar toda a infraestrutura que a ‘Cidade Maravilhosa’ oferece, mas não é só isso. Também recebemos eventos corporativos em nosso centro de convenções e pessoas que se hospedam durante viagens de negócios”, explica Andre Oliveira, gerente do Laghetto Stilo Barra Rio, hotel localizado na Barra da Tijuca.


 Comportamento e percepções dos turistas no Rio de Janeiro

Segundo uma sondagem feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), 46,6% dos turistas se hospedam em hotéis e 74,4% dos entrevistados consideram importante ter opções de hotéis sustentáveis e ligados à questões de ESG – inclusive, 64,5% estariam dispostos a pagar mais caro por esse tipo de acomodação.
 No Grupo Arpoador, por exemplo, há um extenso projeto de sustentabilidade em andamento, que inclui energia renovável, reciclagem, redução de resíduos etc. Já no Laghetto Stilo Barra, desde 2019, a compra de energia renovável é uma das práticas sustentáveis do hotel.

Quando o assunto é a qualidade dos serviços nos alojamentos e acomodações, 85,5% ficaram satisfeitos ou muito satisfeitos. A gastronomia também é satisfatória para 84,4% dos entrevistados, enquanto 87,4% dizem o mesmo a respeito da hospitalidade.
 Outro número importante foi a quantidade de dinheiro movimentada no Estado pelos turistas (brasileiros e estrangeiros) em 2023. Ao todo, foram 2,35 bilhões de reais.
 

Show da Madonna em Copacabana deve atrair ainda mais turistas latino-americanos

Fãs de todo o Brasil e de diversos países próximos já estão reservando voos e hotéis para a tão esperada apresentação da rainha do pop. Para se ter uma ideia, dados da plataforma Forward Keys preveem um crescimento de 27,3% no número de turistas estrangeiros na cidade em comparação com o mesmo período de 2023.
Os números envolvendo voos e hospedagens no Rio de Janeiro dispararam por conta do encerramento da turnê ‘The Celebration Tour’, que acontecerá no dia 04 de maio na praia de Copacabana e, de acordo com os planos da cantora, deve criar a maior pista de dança a céu aberto já vista no mundo.


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