Um tubarão foi avistado no mar da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, no último domingo (18), provocando susto entre surfistas e banhistas. O caso, que viralizou nas redes sociais, aconteceu nas proximidades do Posto 5, onde um grupo de alunos de uma escola de surfe avistou a barbatana cortando a superfície da água. Por precaução, todos retornaram imediatamente para a areia.
Segundo reportagem do G1, o animal foi identificado, com base nas imagens e no comportamento, como possivelmente um tubarão-martelo, espécie comum no litoral brasileiro. O biólogo Marcelo Szpilman explicou que, embora o avistamento chame atenção, o risco de ataque é mínimo. “Pela movimentação do animal e pelo tamanho da dorsal, se trata de um tubarão-martelo, que é comum no nosso litoral”, afirmou.
Szpilman destacou ainda que o medo generalizado é desnecessário. “As pessoas não precisam ter medo de ataque, é muito raro isso acontecer. Nos últimos 200 anos, só tivemos 8 incidentes com tubarões no litoral do RJ”, explicou. O especialista acrescentou que é comum esses animais se aproximarem da costa para se alimentar de cardumes, o que não representa uma ameaça direta aos humanos.
Mesmo assim, o Corpo de Bombeiros reforça medidas de segurança. Em casos como este, são colocadas bandeiras roxas nas praias, sinalizando a presença de animais marinhos. As recomendações incluem evitar nadar em áreas isoladas, não usar objetos brilhantes e evitar o mar ao amanhecer ou entardecer, horários em que tubarões costumam estar mais ativos.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) também orienta a população a não interagir com o animal, nem tentar pescá-lo, lembrando que diversas espécies de tubarões no Brasil estão ameaçadas de extinção.