TopShopping convoca doadores para abastecer banco de sangue do HGNI

novembro 17, 2020 /

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o número de doações de sangue no Hospital Geral de Nova Iguaçu caiu cerca de 50%. E, para atender a demanda e manter o estoque da unidade, o TopShopping, junto ao HGNI, convoca doadores para suprir o banco de sangue. O Hospital precisa coletar cerca de 600 bolsas por mês, porém, vem recebendo, em média, 335 doadores.

Os interessados em doar podem fazer o agendamento através do telefone (21) 97663-9352, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As doações acontecem das 7h30 às 12h30, no próprio Hospital, localizado na Avenida Henrique Duque Estrada Mayer, número 953, Posse – Nova Iguaçu.

Para que a coleta de sangue seja feita de forma segura, há uma série de medidas de segurança adotadas: os profissionais da saúde orientam os doadores a lavarem as mãos no momento da chegada, antes e após a doação; as salas de espera, triagem, copa e recepção são higienizadas regularmente durante o dia e o espaço tem refis de álcool em gel espalhados pelos setores.


Quem pode doar

– Pessoas entre 16 e 69 anos que estejam bem de saúde e pesem mais de 50 quilos;

– Não é preciso estar em jejum, porém, quem ingeriu alimentos gordurosos nas últimas quatro horas ou bebidas alcoólicas no dia anterior não podem doar;

– Quem teve Covid-19 deve aguardar a recuperação total do quadro clínico para doar;

– Vacinados contra o sarampo devem aguardar no mínimo 30 dias;

– Mulheres que estejam amamentando só podem doar após seis meses;

– Tatuados após um ano;

– Gestantes não podem doar;

– Menores de idade de 16 e 17 anos também podem ajudar a salvar vidas, porém precisam da autorização dos pais ou responsáveis. O modelo de declaração está disponível no site do Hemorio: (http://www.hemorio.rj.gov.br/html/pdf/menor_idade.pdf).

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.