Técnico Renan dal Zotto é intubado novamente devido à complicações da covid-19

abril 27, 2021 /

O técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, Renan Dal Zotto,foi intubado na noite do último domingo (25), no hospital Samaritano Botafogo, por conta de uma piora no padrão respiratório devido à complicações da covid-19. É segunda vez que ele passa pelo procedimento.

Diagnosticado com Covid-19, Renan foi internado no dia 16 de abril. Na segunda (19), a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) informou que o treinador havia sido intubado para manter o nível da saturação de oxigênio mais alta e também chegou a passar por uma cirurgia vascular por conta de uma trombose arterial aguda.

No início da semana passada, o técnico apresentou melhora no quadro respiratório após cirurgia.

Porém, nesta segunda-feira (26), o Hospital Samaritano Botafogo emitiu um boletim dizendo que no dia 25 (domingo), “foram necessários novos procedimentos de sedação e intubação”, pois Renan havia “apresentado piora no padrão respiratório”. Ainda de acordo com o boletim, esse é um quadro comum nos casos de covid-19.

O treinador já tomou a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus, mas ainda aguarda o calendário para tomar a segunda. Renan tem 60 anos, e se enquadra no grupo prioritário da saúde por ser profissional de Educação Física.

Vale ressaltar que o instituto Butantan, responsável pela produção no Brasil da Coronavac, revelou que a maior taxa de eficiência da vacina é a partir de duas semanas após a aplicação da segunda dose.

Imunizados devem manter protocolos de higiene

Especialistas alertam que as vacinas não impedem as pessoas de contrair a doença, mas sim que desenvolvam sintomas graves. Por isso, mesmo os vacinados devem manter todos os protocolos de higiene e distanciamento social. Uma vez que, embora estejam protegidos contra sintomas mais graves, podem infectar outras pessoas que ainda não estão vacinadas e que poderiam ter sérios problemas.

Aloma Carvalho