A SRE Trade Show – Super Rio Expofood encerrou na última quarta-feira (21) a sua 34ª edição com números superlativos, com por exemplo os R$ 4,2 bilhões em negócios.
A feira realizada no Riocentro atraiu ainda 68 mil pessoas de diversos estados brasileiros e de outros países e contou com 550 empresas presentes.
Além da exposição, a feira teve uma extensa programação de palestras, nas quais especialistas da América Latina fizeram reflexões sobre as últimas tendências do setor supermercadista.
“Ao longo dos últimos três dias, em mais de 23 horas de networking, palestras e negócios, reunimos cerca de 68 mil pessoas na 34ª edição da SRE Trade Show”, comemorou o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz.
“Agora é hora de viver e aplicar tudo o que foi absorvido e, paralelamente, começar a traçar os planos para a edição 2025, que virá ainda maior e mais vibrante”, concluiu.
A SRE Trade Show recebeu pela segunda vez a Convenção das Américas de Supermercados, promovida pela Associação das Américas de Supermercados (ALAS).
Foi um evento de atualização, troca de experiências e networking que contou com representantes de Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, México, Uruguai, Bolívia, Paraguai, Panamá, entre outros.
PALESTRAS
A primeira palestra da programação foi “Do Risco à Glória”, ministrada pelo esportista Diego Ribas, multicampeão de futebol, que mostrou, que é preciso correr riscos para crescer.
Em um auditório lotado de empresários e executivos do setor do varejo alimentício, Ribas destacou a influência do líder para direcionar a equipe ao caminho do sucesso e lembrou que os maiores desafios são os que definem o futuro.
“Para ser um verdadeiro campeão é preciso encarar riscos e enfrentar desafios”, afirmou ele.
Já a palestra do empreendedor e profissional de Marketing Edmour Saiani, “Supermercado 2030”, destacou a importância da relação com os consumidores.
“É preciso manter a motivação do trabalhador”, esclarece o especialista em cultura de gente, de relacionamento e de atendimento.
Ele também falou da importância de ter lojas criativas. “A loja tem que ser cenário, não só arquitetura. Também é importante respeitar a comunidade, ser interativa, palco de eventos e, acima de tudo, ouvir o cliente”.
Abrindo o segundo dia de debates, o fundador da Predify – empresa recém-adquirida pela Neogrid –, o especialista em inteligência artificial (IA), Carlos Schmiedel ministrou palestra com o tema “Promoção e Precificação – Como a IA pode ajudar a ter mais inteligência em preços promocionais e regulares”.
Segundo o executivo, cerca de 50% das promoções no varejo não geram crescimento de venda e 30% das decisões de precificação são falhas.
Percentuais como esses são obtidos sem o uso da inteligência artificial na precificação dos produtos.
“Nessa questão, em especial, a Inteligência Artificial pode apoiar muito o empreendedor. A IA pode analisar milhares de informações, hábitos de consumo do consumidor e ajudar a prever tendências de mercado”, ressaltou Schmiedel.
A segunda palestra do dia teve como tema “Boas práticas de prevenção de perdas no varejo alimentar do Brasil e da América Latina”.
De acordo com Carlos Santos, presidente da Abrappe (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas) e um dos participantes do painel, a perda de um cliente por falta de um produto ou por causa de um atendimento inadequado pode representar uma perda de até R$ 150 mil por ano ao supermercado.
No painel “Pontos de vista de Norte ao Sul do Brasil: estratégias e desafios nos supermercados”, o palestrante Denyson Queiroz Prado, presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados (AMAS), afirmou que o principal desafio na sua região é reter talentos.
Na última palestra do segundo dia, com o título “Desmarketize-se: o novo marketing não parece marketing”, o ex-vice-presidente de marketing do McDonald’s, João Branco, criador do “Méqui”, case de sucesso de branding da marca, disse que marcas e empresas precisam entender a nova geração de clientes.
O último dia teve como destaque principal o CTO da Whole Foods Market e vice-presidente de Tecnologia da Amazon, o brasileiro Leandro Balbinot.
O executivo trouxe para o palco da feira o tema “Liderança e Estratégias Tecnológica: Um olhar profundo no varejo moderno”, e apresentou um panorama do futuro para o mercado varejista.
Promovido pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) e pela Base Promoções, a SRE Trade Show já se firmou como um dos grandes eventos do setor.