Sobe para 14 o número de casos de Febre Amarela no Rio

janeiro 19, 2018 /

Na noite desta sexta-feira a Secretaria de Estado de Saúde informou que subiu para 14 o número de casos de febre amarela silvestre em humanos e um em macacos. A SES ressalta que os macacos não são responsáveis pela transmissão da febre amarela. A doença é transmitida através da picada de mosquitos.

A Secretaria reforça a importância das pessoas que ainda não se vacinaram buscarem um posto de saúde próximo de casa para serem imunizadas. E ressalta que, ao encontrar macacos mortos ou doentes, que está afastado do grupo, com movimentos lentos etc, o cidadão deve informar o mais rápido possível às secretarias de Saúde do município ou do estado do RJ.

Para mais informações sobre a doença acesse www.febreamarelarj.com.br.

Informe Epidemiológico – Febre Amarela

– 3 casos – Teresópolis, sendo um óbito

– 8 casos – Valença, sendo três óbitos

– 1 caso – Nova Friburgo

– 1 caso – Petrópolis

– 1 caso – Miguel Pereira, sendo um óbito

Número de localidades com casos confirmados de febre amarela em macacos:

– 1 epizootia – Niterói

Cidades da Baixada fazem mutirão em combate a Febre Amarela

Após a Fiocruz emitir laudo positivo sobre a morte de um macaco causada pelo vírus da Febre Amarela na reserva de Tinguá, em Nova Iguaçu., as Prefeituras Municipais da Baixada Fluminense intensificaram a campanha de vacinação contra a doença longo desta semana.

A cidade de Seropédica recebeu 30 mil novas doses da vacina na última quinta-feira (18), que estão sendo disponibilizadas de segunda a sexta-feira, das 8h30m às 11h30m, e das 13h às 16h30m, nas unidades de saúde do KM 39, Dom Bosco, Clínica da Família, KM 42, Piranema, Canto do Rio, Incra, Jardim Maracanã, São Miguel,Santa Sofia, Fazenda Caxias, Campinas de Areia e Mutirão. No mesmo horário, mas apenas quintas e sextas, está ocorrendo vacinação na Oza, e nas quintas-feiras, nos bairros Coletivo, Santa Alice e Nazareth, próximo à Dutra. Além disso, para conseguir atender a todos, o Prefeito Anabal determinou que todos os postos de saúde funcionem neste sábado (20), das 8h às 17h.

Já em Belford Roxo, desde quarta-feira (17) foi criado um cinturão de vacinação para atender os bairros próximos às áreas de mata. Até domingo um ônibus itinerante levará profissionais da Secretaria de Promoção à saúde nos bairros de Nova Aurora, Babi, Wona e Lote XV. A Prefeitura ressalta que todas as cinco policlínicas da cidade estão disponibilizando doses da vacina contra a Febre Amarela: Neuza Brizola (Centro), Heliópolis, Santa Maria, Parque São José e Parque Amorim, de segunda a sexta-feir, das 8h às 17h.

São João de Meriti abrirá neste sábado (20) e domingo (21), a partir das 8h, o posto de saúde Aníbal Viriato exclusivamente para vacinação contra a doença. Serão oferecidas 800 doses por dia. Também no fim de semana, a Secretaria de Saúde prosseguirá com o mutirão iniciado nesta sexta-feira (19), em uma tenda montada na Praça dos Três Poderes, em frente à sede do governo. De acordo com a Prefeitura, a iniciativa está ajudando a amenizar as filas nos postos do município. Até domingo, o objetivo do mutirão é vacinar 5 mil pessoas.

A Prefeitura de Mesquita abriu mais um pólo de vacinação para atender a demanda dos moradores da Chatuba, bairro mais populoso do município e que fica próximo a Área de Proteção Ambiental. A partir da próxima terça-feira (23), as doses estarão disponíveis na Estratégia Saúde da Família (ESF) Walter Borges, das 8h às 17h. No município as vacinas estão sendo oferecidas às terças, nas UBS Nossa Senhora das Graças e BNH, das 8h às 17h. A vacinação às quartas é oferecida nas UBS Jorge Campos e Parque Ludolf, das 8h às 17h. Quinta-feira, a população pode procurar as UBS de Edson Passos e Banco de Areia, das 8h às 17h. Sexta-feira, a vacina está disponível no PSF Jacutinga, das 8h às 17h, e no CMS Paraná, entre 13h e 17h. É preciso levar um documento de identificação e aqueles que tiverem, também devem apresentar o cartão de vacina.

Aloma Carvalho