Após um réveillon de números impressionantes, o setor de turismo no Rio de Janeiro projeta um 2025 ainda mais promissor, com recordes de visitantes atraídos por eventos de lazer, negócios e cultura. A agenda dos primeiros cinco meses do ano já conta com pelo menos 36 congressos, 17 feiras, 16 competições esportivas, oito festivais, a reunião do Brics e grandes shows — como Lady Gaga de graça na Praia de Copacabana — além de apresentações internacionais, como Shakira, Sting e Christina Aguilera, conforme anunciado pela Riotur.
Carlos Werneck, presidente do Visit Rio (antigo Rio Convention Bureau), estima um crescimento de 20% nos eventos realizados na cidade em comparação a 2024. A RIOgaleão prevê para janeiro a maior movimentação mensal de passageiros internacionais de sua história. Já a Rodoviária do Rio e a rede hoteleira, que superaram os números de 2019, projetam crescimentos de 1,5% e de até 5%, respectivamente. O Pier Mauá também espera aumento de 5% na ocupação dos cruzeiros para a temporada 2025/2026.
“O Rio tem se mostrado um lugar muito interessante de fazer eventos, porque, além do participante, tem atraído suas famílias. O Rio tem o apelo da beleza natural, das praias, do sol. Creio que 2025 tende a ser o melhor ano na história do Rio em turismo”, destaca Werneck.
Crescimento nas Projeções
Pesquisa do Visit Rio identificou 459 eventos em 2024 e projeta 551 para 2025, com 113 já confirmados antes da virada do ano, incluindo o 41º Mundial de Ginástica Rítmica, o Web Summit e o 13º Global Spine Congress. Estes eventos deverão atrair 2,5 milhões de participantes e gerar uma receita estimada em US$ 667 milhões (cerca de R$ 4 bilhões).
Além disso, a reunião do Brics, prevista para julho, deve reforçar a visibilidade internacional do Rio. A prefeitura já criou um comitê especial para integrar eventos relacionados à presidência brasileira do bloco.
Otimismo na Embratur
A Embratur está otimista. A agência destaca que, em 2024, o Rio registrou um aumento de 27% no número de turistas internacionais em comparação com 2023. Os argentinos lideraram o ranking de visitantes, seguidos por chilenos, estadunidenses e franceses. Além disso, houve uma expansão significativa na oferta de assentos internacionais para o primeiro trimestre de 2025, com um aumento de 26% em relação ao mesmo período de 2019, considerado o melhor verão da cidade em termos de voos e disponibilidade de assentos.
“A quantidade de voos que vão chegar ao Rio este ano, e a antecipação de compra de bilhetes aéreos, nos permite cravar que vamos viver a melhor temporada de verão de todos os tempos. Há uma série de fatores que se somam para chegarmos nesse resultado. O primeiro é a reconstrução da imagem do Brasil no exterior. Quando nosso país vai bem, aumenta o interesse em nos visitar, e o Rio é a principal porta de entrada de turismo do Brasil”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Infraestrutura e Demanda Crescentes
A RIOgaleão registrou, em 2024, um recorde de 4,7 milhões de passageiros internacionais. Para janeiro de 2025, a projeção é de 596.309 viajantes internacionais, um aumento de 28% em relação ao mesmo mês de 2024. Novas rotas, como a Rio-Rosário pela Aerolíneas Argentinas, e a inauguração de bares e lojas no aeroporto complementam a expansão.
A Rodoviária do Rio também espera uma movimentação recorde, impulsionada por eventos como o Carnaval e o show de Lady Gaga. Roberta Faria, diretora-geral da concessionária, aposta em um impacto positivo semelhante ao gerado pela apresentação de Madonna.
Hotéis e Cruzeiros
A ocupação hoteleira, que já alcançou 98,3% no réveillon, deve continuar em alta. Alfredo Lopes, presidente do HotéisRio, projeta um crescimento contínuo: “O prefeito já anunciou um grande show internacional, o Galeão foi revitalizado, o que atrai mais voos para o Rio, e o dólar está alto, o que retém os brasileiros no país e traz estrangeiros”.
No setor de cruzeiros, o Píer Mauá espera receber 37 navios e mais de 320 mil turistas na atual temporada, com planos de expandir a oferta de navios temáticos, após o sucesso de shows exclusivos como os de Belo e Marisa Monte.
Desafios e Oportunidades
Para Marcelo Siciliano, presidente da Abav-RJ, o Rio precisa avançar na modernização de infraestrutura e na segurança para se consolidar como destino global:
“É essencial que o Rio invista na modernização de aeroportos, portos e vias de acesso, assim como na expansão do Galeão, com o aumento de voos diretos para destinos internacionais e mercados estratégicos, garantindo conexões mais eficientes. Outro aspecto importante é implementar políticas públicas que integrem forças de segurança e tecnologia, como monitoramento por câmeras, drones e maior presença policial em áreas turísticas. O Rio precisa de um planejamento contínuo e de investimentos estratégicos para competir no cenário internacional.”
Com eventos internacionais, investimentos em infraestrutura e ações estratégicas, o Rio de Janeiro se prepara para viver um dos anos mais movimentados e lucrativos de sua história no turismo.
Confira as datas de shows:
- Lady Gaga. A expectativa é que o megashow gratuito da estrela pop estadunidense, na Praia de Copacabana, aconteça em 3 de maio. O anúncio oficial deve ser feito este mês pela prefeitura.
- Twenty One Pilots. A dupla estadunidense, que traz a turnê “The Clancy World”, será a primeira atração internacional, no dia 22 de janeiro, na Farmasi Arena, na Barra.
- Christina Aguilera. Em 6 de de fevereiro, a cantora estadunidense se apresenta com a “The X Tour”, na Farmasi Arena.
- Shakira. A colombiana estará com a turnê “Las Mujeres Ya No Llorán”, dia 11 de fevereiro, no Engenhão.
- Sting. O ex-The Police se apresenta na Farmasi, em 14 de fevereiro.
- “Punk is coming”. O festival de música dedicado ao punk rock vai reunir as bandas The Offspring, Sublime e Rise Against, no dia 6 de março, na Farmasi.
- Simply Red. No dia 12 de março, a Farmasi receberá a banda.
- L7 e Garbage. Os dois grupos vão desembarcar no Vivo Rio, no Parque do Flamengo, em 21 de março.
- Rüfüs du Sol. Conhecido por suas performances, o trio de música eletrônica se apresentará no Qualistage, na Barra, em 26 de março.
- Scorpions. A banda de rock estará no Qualistage, em 21 de abril.
- Simply Minds. A banda se apresenta no Qualistage, em 3 de maio.
- System of a Down. O quarteto armeno-estadunidense estará no Engenhão em 8 de maio.
- Nile Rodgers & Chic. O grupo se apresenta no Vivo Rio dia 22 de maio.
- Norah Jones. Dia 27 de maio, no Vivo Rio.
Com informações do Extra online.