Ícone do site Nova Iguassu Online

Sessões de cinema nas escolas públicas fazem sucesso em Nova Iguaçu

O mês de novembro foi de muito cinema em escolas públicas de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O EncontrArte Audiovisual, instituição de ensino gratuito de cinema com sede na cidade, realizou o projeto “EncontrArte em Movimento” com o intuito de levar os filmes produzidos autorais para o público local.

As escolas foram visitadas na semana de 11 a 14 de novembro. Estiveram no projeto os filmes “Super Palmitão”, que conta a história de um adolescente muito imaginativo do ensino médio que se torna vítima de bullying, “O Livro Azul, Aquele Ali de Cima”, sobre Antônia refazendo os últimos passos da mãe na tentativa de descobrir a verdade sobre seu sumiço, e “Eu Quero Ser”, que narra a preocupação de uma mãe vendo o filho crescer e o leque de possibilidades incontroláveis das escolhas da vida.

No dia 11/11, as crianças da E.M. José Luiz da Silva, em Austin, da E.M. Professor Venina Corrêa Torres, em Santa Eugênia, e da E.M. Nena Rodrigues, também em Austin, assistiram as sessões dos curtas-metragens “O Livro Azul, Aquele Ali da Prateleira de Cima” (2021), “Eu Quero Ser” (2021) e “Super Palmitão” (2023).

No dia 12 de novembro foi a vez dos alunos da E.M. Rui Barbosa, em Austin, da E.M. Herbert Moses, no Ponto Chic, e da E.M. José Ribeiro Guimarães, no Ouro Preto, terem as suas sessões de cinema. Já no dia 14, os filmes foram exibidos nas E.M. Tabelião Murilo Costa, na Cerâmica, E.M. Virgílio de Melo Franco, na Vila Anita, e C.M.E.E. Paul Harris, em Três Corações.

Em todas as exibições a reação dos alunos foi especial e muito animada, contam os realizadores e sócios administradores da EncontrArte, Claudina Olivêira e Tiago Costa.

A ideia de exibir os curtas-metragens infantis produzidos na instituição para os alunos que não possuam acesso fácil ao cinema combina com a difusão da arte produzida em terras iguaçuanas. Nas sessões em que os atores dos curtas foram apresentados aos alunos, houve comoção, emoção e muitas perguntas pertinentes aos filmes e da importância da cultura para o desenvolvimento pedagógico na educação de base. Após o debate não faltaram pedidos de autógrafos aos atores. Davi Aniceto, ator de Super Palmitão, falou sobre o evento.

“A experiência foi muito especial. Eles [os alunos] se divertiram muito com os filmes e eu fiquei emocionado vendo a carinha deles. Foi uma correria entre escola em escola, mas em uma delas um menino chamado Bernardo nos disse com os olhos brilhando que queria ser ator e abraçou todos nós. É algo que vai ser difícil de esquecer, assim como foi esse projeto.”

Outro que relatou sobre o “EncontrArte em Movimento” foi Marcos Daniel Granjeiro, também ator de Super Palmitão.

“Estar com aquelas crianças, muitas delas nunca tendo tido contato com o cinema, e poder levar essa experiência para elas foi mágico. Me senti muito feliz e realizado. Foi uma oportunidade de incentivar a cultura para o nosso futuro, alcançando crianças que querem sonhar, mas às vezes não sabem como ou por onde começar. Mostrar para elas que é possível fazer e viver de arte. Foi uma conquista pessoal imensa, uma chance real de transformar vidas.”

O “EncontrArte em Movimento” foi viabilizado através da Lei Paulo Gustavo e conta com patrocínio da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, Secretaria Municipal de Cultura, Fenig, Ministério da Cultura e Governo Federal.

A EncontrArte Audiovisual começou sua trajetória em 2020, em plena pandemia da Covid-19 com aulas virtuais e, depois, com encontros presenciais. A instituição é uma das poucas escolas gratuitas de cinema da Baixada Fluminense. As vagas são limitadas e costumam ser abertas no final do ano. A sede está localizada dentro do Patronato, em frente à praça Santos Dumont, no centro de Nova Iguaçu.

Serviço:

EncontrArte

Rua Governador Portela, 382, Centro, Nova Iguaçu – RJInstagram: https://www.instagram.com/encontrarteon/ e https://www.instagram.com/encontrarteaudiovisual/

Sair da versão mobile