Seropédica larga na frente na prevenção de inundações no verão

novembro 17, 2017 /

 A preocupação da população de Seropédica com as consequências das chuvas de verão, estação com elevado índice pluviométrico provocado pelas fortes tempestades, causando enchentes, inundações,transbordamentos de rios e valões, entre outros problemas, tem no prefeito Anabal um grande aliado para evitar que tudo isto volte a acontecer no município. Ele acaba de terceirizar, via licitação, uma frota de veículos e equipamentos pesados para enfrentar preventivamente o verão que já se aproxima. A Prefeitura agora tem à disposição da população 12 máquinas retroescavadeiras com braço longo para limpeza de canais, retroescavadeiras com braço normal e compactadores, além de pá carregadeira,caminhões basculantes e patrol. O prefeito destacou que estes serviços de limpeza na infraestrutura do município não era realizado há oito anos, prejudicando a população mais carente.
 
São muitos obstáculos que tive que vencer para comprar estas máquinas. Primeiro eu tive que colocar a Prefeitura em ordem. Peguei a cidade com salários atrasados, ambulâncias sucateadas, canibalizadas, os postos de saúde sem medicamentos básicos, as escolas caindo aos pedaços. Os valores dos contratos que herdei eram milionários, a Prefeitura pagava aluguéis com os preços elevadíssimos, muita gente superfaturava notas de prestação de serviços em vários setores do governo. Então eu tive que puxar o freio, cortar mordomias, economizar. O resultado está aí para todo mundo ver. Somos a primeira cidade da nossa região que se antecipa comprando equipamentos para enfrentar as consequências das chuvas do verão que já está batendo na nossa porta. Pagaremos por horas trabalhadasa utilização dessas máquinas, o que significa dizer que fiscalizaremos este serviço todos os dias – destacou Anabal.
 
Para os secretários municipais de Obras  e de Serviços Públicos  de Seropédica,  Afonso Antonio da Silva e Pierre Alexandre, os equipamentos já começaram a incrementar a limpeza de rios e  valões em vários bairros, a começar pelas comunidades de campo Lindo e Boa Esperança, sempre vítimas das inundações no período de verão. Estas ações que já começamos a fazer vão fazer a diferença quando as fortes chuvas chegarem ao nosso município – salienta Afonso. Meses atrás, o prefeito Anabal cobrou do governo estadual a limpeza dos rios e valões de Seropédica, mas a crise financeira pela qual passa o Rio tem dificultado a chegada desta ajuda.

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.