Segurança e austeridade: Paes anuncia medidas para novo mandato

Planos incluem criação de força municipal e cortes de 30% nos cargos comissionados

O prefeito reeleito Eduardo Paes anunciou, nesta quarta-feira (1º), a criação de um grupo de trabalho para criar uma Força Municipal de Segurança e a implementação de novas medidas de austeridade financeira. Os decretos foram publicados no Diário Oficial.

Entre as medidas de segurança, Paes destacou a expansão do sistema de monitoramento CIVITAS (Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Apoio à Segurança Pública). Lançado no ano passado, o programa busca ampliar o uso de tecnologias como o Cerco Eletrônico Digital e ferramentas avançadas de detecção para melhorar o monitoramento urbano.

No âmbito financeiro, os decretos repetem estratégias adotadas em 2021, quando Paes reassumiu a prefeitura enfrentando um déficit de R$ 10 bilhões. Agora, ele determinou cortes de 30% nos cargos comissionados, funções gratificadas e empregos de confiança. Além disso, as gratificações distribuídas a servidores da administração direta e indireta também serão reduzidas em 30%.

As medidas reforçam o compromisso de Paes com a contenção de despesas e maior eficiência na gestão pública, repetindo ações que foram adotadas em seu terceiro mandato.

Com informações de O Globo

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também