Nova Iguassu Online

Segundo turno: Petrópolis e Niterói terão eleição para prefeito neste domingo; PM tem esquema de segurança com 754 policiais nas duas cidades

Municípios definiram quem vai comandar suas respectivas prefeituras nos próximos quatro anos

Hingo Rames, favorito na eleição neste domingo na cidade serrana de Petrópolis

A primeira pesquisa do segundo turno em Petrópolis, Região Serrana, realizada pelo Instituto Real Time Big Data, aponta o candidato Hingo Hammes (PP) com 65% dos votos válidos, contra 35% do candidato Yuri Moura (PSOL). A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (24) e reflete as intenções de voto na cidade.

Na pesquisa estimulada, em que os eleitores são apresentados aos nomes dos candidatos, Hingo Hammes aparece com 56% das intenções de voto, enquanto Yuri Moura possui 30%. Além disso, 8% dos entrevistados afirmaram que vão anular o voto e 6% estão indecisos ou preferiram não responder.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RJ-03388/2024 e entrevistou 800 pessoas entre os dias 22 e 23 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%

Rodrigo Neves lidera em Niterói

Neves (à esquerda) aparece na liderança contra Jordy na disputa pela Prefeitura de Niterói, segundo pesquisa | Foto: Arte/CNN

Em Niterói, os candidatos são Rodrigo Neves ( PDT ) e Carlos Jordy (PL). Faltando 48 horas para a votação, o Instituto Gerp divulgou ontem (25/10) uma nova pesquisa para o 2º turno das eleições em Niterói. O candidato do PDT, Rodrigo Neves, aparece na liderança com 61% dos votos válidos, enquanto Carlos Jordy, do PL, tem 39%.

No cenário estimulado, quando são apresentados os nomes dos candidatos, o ex-prefeito lidera com 55% das intenções de voto, enquanto o deputado federal aparece com 36% da preferência dos entrevistados. O levantamento mostrou ainda que 5% não escolheriam nenhum dos candidatos apresentados, enquanto 4% não sabem ou não responderam.

Transporte gratuito

A Prefeitura de Niterói preparou uma operação, envolvendo vários órgãos, para garantir a segurança e a tranquilidade dos eleitores que precisarem se deslocar pela cidade neste domingo (27), data do segundo turno das eleições. O plano inclui transporte gratuito nos ônibus municipais, agentes de trânsito e reboques nas ruas e um plano especial de limpeza elaborado pela Companhia de Limpeza de Niterói (Clin). A Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade (SMU) determinou que os consórcios que operam os ônibus em Niterói trabalhem com a frota máxima no domingo.

No trânsito, a prefeitura vai colocar 30 operadores da Nittrans que estarão em todas as regiões da cidade, especialmente em locais de grande concentração de pedestres e veículos, para garantir a segurança viária e a fluidez do trânsito. Dez viaturas e dois reboques serão utilizados na operação.

Segurança no segundo turno

.A Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro vai empregar 754 policiais militares para o esquema especial do segundo turno das eleições municipais que ocorrem nas cidades de Niterói e Petrópolis neste domingo (27).

Segundo a corporação, serão empregados policiais do efetivo dos batalhões e através do Regime Adicional de Serviço (RAS). O município de Niterói contará com o reforço de 535 policiais e Petrópolis contará com 219

O contingente fará o patrulhamento de vias públicas, locais de votação, escolta das urnas e segurança de prédios que vão abrigar as instituições responsáveis pelo pleito eleitoral.

O plano especial para as eleições tem início às 8h de sábado e se estende até a noite de domingo. A missão dos policiais militares começa com a escolta para o transporte das urnas às seções eleitorais, segurança dos locais de votação antes, durante e depois do pleito, e acompanhamento para o retorno das urnas ao TRE.

Sair da versão mobile