Uma baleia foi registrada nadando próximo à superfície do mar na quinta-feira (15), na Baía da Ilha Grande, em Angra dos Reis. A gravação foi feita por um guia de turismo através de um drone. As imagens foram feitas pelo guia de turismo, Christian Meira.
Inicialmente, o registro foi divulgado nas redes sociais como sendo de uma baleia-azul, mas um especialista identificou que o animal é, na verdade, uma baleia-fin, que pode atingir até 27 metros de comprimento e pesar cerca de 70 toneladas.
Segundo o biólogo do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (Maqua), Rafael Carvalho, a coloração do dorso e, principalmente, a mandíbula direita branca, característica que é exclusiva da espécie, permitiram a identificação da baleia-fin. O animal é a segunda maior espécie de cetáceo do planeta.
Ainda de acordo com o especialista, a espécie não é comum na costa do Sudeste, mas já foi registrada em outras ocasiões na região, especialmente durante o período de migração.
Neste período do ano, baleias migram das águas frias do sul do Oceano Atlântico para regiões mais quentes, como parte de seu ciclo reprodutivo.