
Secretário estadual de Saúde acompanha vacinação contra febre amarela em Tinguá
janeiro 7, 2018 /
Luizinho disponibilizou 30 mil repelentes para serem distribuídos na região e recomendou também a vacinação de reforço em Queimados, Japeri e Xerém
O secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr, o Luizinho, esteve no município de Nova Iguaçu para acompanhar a vacinação contra a febre amarela no posto montado pela Secretaria Municipal de Saúde da região, na Praça do Tinguá. Ele anunciou que irá disponibilizar neste fim de semana cerca de 30 mil frascos de repelentes para ajudar na proteção da população. Além de Nova Iguaçu, Miguel Pereira e Tanguá, a vacinação também será reforçada em Queimados, Japeri e Xerém, que são áreas de fronteira com a Reserva do Tinguá.
– Quero deixar uma mensagem para toda a população de Nova Iguaçu e tranquilizar esses moradores. Quero dizer que nós já estamos fazendo a vacinação em todo o estado desde o início do ano passado e temos doses de vacina para vacinar toda a população e especialmente Nova Iguaçu. A SES está presente apoiando a SMS de Nova Iguaçu e vamos distribuir esses repelentes para ajudar nessa ação. Não tivemos nenhum caso de febre amarela urbana no RJ, mas nós precisamos que a população saia de casa para se vacinar. Os postos de saúde estão abertos e se for necessário a SES vai montar aqui um hospital de campanha para garantir esse apoio não só à população daqui mas do entorno. Com a ajuda de todos vamos evitar que essa doença chegue aqui na Baixada Fluminense – disse o secretário Luiz Antonio.
A Prefeitura de Nova Iguaçu será responsável por distribuir os repelentes para as pessoas que estão se vacinando no posto montado na Praça de Tinguá. Ainda neste sábado, o secretário Luiz Antonio e o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES, Mario Sergio Ribeiro, se reuniram com o secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu, Hildoberto Carneiro e com o presidente da Associação de Moradores de Tinguá.
Nesta quinta-feira (04/01), a SES se reuniu com a Prefeitura de Nova Iguaçu para oferecer apoio e intensificar a vacinação na região da Reserva Biológica do Tinguá. O encontro foi realizado após a confirmação da morte de um macaco pela doença na região. O diagnóstico foi confirmado no final do mês de dezembro após exames laboratoriais realizados pela Fiocruz.
Além de Nova Iguaçu, os municípios de Tanguá e Miguel Pereira também registraram casos de macacos com resultado positivo para a febre amarela, por isso a SES também recomendou a ampliação da vigilância nessas regiões e o estímulo à vacinação da população que ainda não procurou os postos para se vacinar. A secretaria disponibilizou doses suficientes para imunizar todo o público-alvo nas regiões de Miguel Pereira e Tanguá. Como Nova Iguaçu informou que a taxa de vacinação está em 24,1%, a SES disponibilizou um reforço de 100 mil doses da vacina.
fotos: Everton Barsan
Paulo Cézar
PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.
