Secretaria municipal de Transportes do Rio cancela multas de trânsito por excesso de velocidade aplicadas aos motoristas na Avenida Brasil

Medida vale para as infrações cometidas durante o período em que o limite era de 40 km/h, ou seja, de 30 de março deste ano a 29 de julho | Foto: Fabiano Rocha

A secretária de Transportes do município do Rio Maina Celidônio anunciou nas redes sociais o cancelamento das multas de trânsito aplicadas por excesso de velocidade na pista seletiva da Avenida Brasil. A medida vale para as infrações cometidas no período em que o limite era de 40 km/h, ou seja, de 30 de março deste ano a 29 de julho. O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira. A resolução com todos os detalhes será divulgada na próxima segunda-feira.

Anúncio foi feito nas redes sociais — Foto: Reprodução
Anúncio foi feito nas redes sociais — Foto: Reprodução

Segundo o prefeito Eduardo Paes, a iniciativa de cancelar as multas foi da própria secretaria diante do cálculo errado do limite de velocidade imposto aos motoristas pela prefeitura.

Segundo nota da SMTR, inicialmente, foi estabelecido, por meio de resolução publicada no dia 27 de março deste ano, o limite de 40 km/h como forma de garantir a segurança nas áreas próximas às estações do BRT Transbrasil. No entanto, com o passar do tempo, verificou-se que essa velocidade não atendia à necessidade de fluidez do trânsito, gerando lentidão e impacto no tráfego, principalmente durante os horários de pico.

Para solucionar o problema, em resolução publicada em 24 de julho, o limite de velocidade foi fixado em 60 km/h. A mudança veio para harmonizar a circulação de veículos na região e melhorar o fluxo, ao mesmo tempo que mantém a segurança dos pedestres e motoristas. Com isso, a fluidez nas vias em torno do corredor BRT Transbrasil foi restaurada, sem prejuízo à segurança viária.

A resolução com os detalhes sobre o cancelamento das multas será publicada na próxima segunda-feira, dia 8 de setembro. Os motoristas que já efeturaram o pagamento da multa serão reembolsados.

Retomada da seletiva

Após um período de desativação para obras para a implantação do BRT Transbrasil, a pista seletiva da Avenida Brasil voltou a operar em outubro do ano passado, 24 horas por dia, sete dias por semana. Na ocasião, a prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que os motoristas que desrespeitassem a regra seriam multados. O monitoramento eletrônico da faixa exclusiva conta com 19 radares.

A via segregada inicialmente foi destinada exclusivamente para ônibus municipais, intermunicipais, interestaduais e os próprios BRTs. Mas em abril, após grandes congestionamentos a prefeitura liberou a circulação da seletiva para veículos particulares (carros e motos) durante todo o dia nos finais de semana e nos feriados. Nos dias úteis, a liberação do uso para esses carros passou a valer fora dos horários de pico, de 10h às 16h e das 20h às 5h.

A circulação de caminhões segue proibida na seletiva, mesmo fora dos horários de pico. Com relação à calha do BRT não houve alteração e ela segue exclusiva para o transporte público. Nos horários em que os carros particulares estão permitidos para usar a seletiva, os motoristas precisam observar os limites de velocidade da pista, que são de 60km/h. O objetivo, segundo a prefeitura, é garantir a segurança viária.

Com informações do O Globo

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também