Secretaria de Estado de Saúde do Rio inicia vacinação de pessoas com autismo, paralisia cerebral e síndrome de Down

abril 27, 2021 /

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio instalou um posto de vacinação especial contra a Covid-19 no Estádio de Atletismo Célio de Barros, no Maracanã, para atender exclusivamente pessoas com mais de 18 anos que tenham autismo, paralisia cerebral e síndrome de Down. Em formato drive-thru, o serviço começa a funcionar nesta quarta-feira (28), direcionado a residentes da capital. Haverá também um posto de acolhimento, com atendimento multiprofissional. O objetivo é imunizar esses pacientes vulneráveis, muitas vezes com dificuldade de usar máscara ou seguir protocolos de etiqueta respiratória. A ação será levada para outras regiões do estado.

O drive-thru do Maracanã vai vacinar até 200 pessoas por dia, mediante agendamento prévio, que deve ser feito, a partir desta terça-feira (27), pelo formulário disponível no site Vacinação Covid-19 (https://vacinacaocovid19.saude.rj.gov.br/). Com data e hora marcadas, o paciente receberá a primeira dose e terá a segunda dose agendada automaticamente após a vacinação. A data será informada por mensagem SMS no celular cadastrado.

– A vacinação desse público será iniciada na capital, como projeto-piloto, e poderá estar disponível a todas as regiões do estado. A SES montou um ambiente virtual para agendamento e uma logística para vacinação voltada às necessidades do grupo, respeitando suas especificidades, com conforto e segurança, contando ainda com um posto de acolhimento – diz o secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves.

O posto exclusivo de vacinação vai funcionar de segunda a sexta, das 9h às 16h. As pessoas que estiverem agendadas devem comparecer no dia e hora determinados, apresentando documento de identidade.

Aloma Carvalho