Secretaria de Educação, Sesc e Senac firmam convênio que beneficiará 250 mil alunos da rede

junho 22, 2018 /

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seeduc), o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) assinaram, nesta quinta-feira (21), um termo de cooperação técnica que vai beneficiar 250 mil alunos de cerca de 600 escolas públicas de todas as regiões do Rio de Janeiro. Por meio da parceria, os estudantes participarão, no contraturno, de oficinas artísticas, culturais e esportivas, palestras, cursos de qualificação profissional, atividades educativas sobre temas socioambientais, entre outras ações.

Os estudantes que participarão do projeto poderão fazer oficinas de teatro, dança, audiovisual, música, literatura, circo, redação, vôlei, basquete, badminton, entre outras ações artísticas, culturais e esportivas. Os alunos também terão acesso a espetáculos gratuitos realizados em unidades do Sesc/RJ e do Senac/RJ, a tratamento odontológico básico e atividades de educação em saúde.

Outra grande oportunidade é que estudantes de cinco escolas, localizadas no Alemão, Complexo da Maré, Rocinha e Jacarepaguá, na capital do Rio, e uma instalada em Duque de Caxias, realizarão cursos de qualificação de Assistente Administrativo ou de Assistente de Operações em Logística. Os profissionais que vão ministrar as capacitações e oficinas para os jovens da rede pública serão do Sesc/RJ e do Senac/RJ.

– Os alunos que realizarão os cursos de qualificação participarão do Programa Portal do Futuro e do Banco de Oportunidades, do Senac/RJ, para que sejam encaminhados ao primeiro emprego. As capacitações terão duração de cerca de quatro meses. Ou seja, até o final deste ano, alguns jovens já estarão formados profissionalmente e poderão ingressar no mercado de trabalho assim que terminarem seus estudos – declarou o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer.

As unidades móveis do Sesc/RJ participarão com o OdontoSesc e o BiblioSesc. No caso do OdontoSesc, as carretas são equipadas com consultórios odontológicos oferecendo atendimento dentário e de saúde bucal gratuitamente. Já no BiblioSesc, haverá atividades lúdicas de incentivo à leitura e formação de pensamento crítico, além de empréstimo de acervo.


Foto: Paulo Vitor/Divulgação

Aloma Carvalho