Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos distribuirá 180 mil refeições por mês a partir desta segunda-feira (24)

agosto 24, 2020 /

Pensando na população que se encontra em situação de vulnerabilidade, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos criou o projeto “RJ Alimenta” e distribuirá 180 mil refeições por mês. A ação emergencial, que tem duração de seis meses, acontecerá na Central do Brasil, Nova Iguaçu e Duque Caxias e estará disponível ao público.

A ação visa adotar medidas emergenciais para resguardar uma das parcelas da população que mais sofreu com os impactos da pandemia. A distribuição das refeições acontecerá em três horários: café da manhã a partir das 07h, almoço, 12h, e jantar, às 17h. Na Central do Brasil serão distribuídas 3 mil refeições por dia, em Caxias e Nova Iguaçu serão 1,5 mil refeições diárias.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Cristiane Lamarão fala sobre a importância desta ação: “Esta população que foi impactada de forma devastadora pela pandemia não poderá aguardar a reabertura dos Restaurantes Cidadão que estão em reforma após serem fechados há 3 anos. Esta é uma medida emergencial até que os restaurantes sejam completamente reformados. Além de comida, o RJ Alimenta oferecerá um serviço técnico e qualificado com profissionais capacitados para auxiliar e tirar dúvidas simples como acesso a documentação, por exemplo”.

A Secretaria utilizará as instalações dos Restaurantes Cidadãos para implantar as Unidades do RJ Alimenta, garantindo um atendimento que seguirá todos os protocolos de seguranças, sem aglomerações, onde irá dispor de quentinhas em embalagens descartáveis e para consumo fora do ambiente de distribuição.

A escolha das unidades refletiu sobre a concentração de segmentos vulneráveis da população em seu entorno, a inscrição dos municípios nas áreas do Estado mais afetadas pela pandemia da COVID-19 e a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN.


Serviços:

Dia 24/08 – Central do Brasil – Entrada da Central do Brasil – Portão D
Dia 26/08 – Nova Iguaçu – Restaurante Popular de Nova Iguaçu – av. Governador Silveira, 950, Centro
Dia 31/08 – Duque de Caxias – rua Frei Fidélis, 501, Figueira.

Aloma Carvalho