Ícone do site Nova Iguassu Online

Saúde estadual envia medicamentos e equipe para Angra dos Reis; Petrópolis também está em estado de emergência

Bombeiro usaram bots e barcos para socorrer moradores de Angra dos Reis. Foto: rerodição de Redes Sociais.

O governo federal acolheu a declaação de estado de emergência anunciado pela Prefeitura de Angra dos Reis, no sul do estado do Rio, após chuvas intensas no fim de semana desalojarem mais de 300 pessoas. O rio Bracuí transbordou, arrastando árvores e estruturas, e deixou ruas submersas. Nas ruas da Vila de Mambucaba o nível das água ultrapassou dis metros de altura. O decreto de emergência publicado pela Prefeitura de Petrópolis também fioi aprovado pelo governo federal. O estado de emergência permite aos prefeitos dispensar de licitação a conrataçãode obras e de outros serviços essenciaiis nos setores de saúde e social.

Estado envia antibióticos e insumos para Angra

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) se mobiliza para ajudar o município de Angra dos Reis, na Costa Verde, entre os mais afetados pelo evento climático, que registrou, nas últimas 24 horas, 275,4 mm de chuvas. Desde sexta-feira (04/04), técnicos da SES dão suporte à cidade e aos demais municípios. Uma equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) enviou para Angra dos Reis analgésicos, antibióticos e insumos, como máscaras, agulhas, seringas, soro e cateter de punção intravenosa ao município. A secretaria também disponibilizará hipoclorito para a potabilidade da água.

“A Secretaria está preparada para ajudar a população em grandes eventos climáticos, com ações de campo e se antecipando às ocorrências. No Monitora RJ, foi criado o painel ‘Chuvas Intensas’. Lá, a população fica sabendo se há previsão de chuva forte nos municípios para os próximos cinco dias”, destaca a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

Desde as primeiras horas das chuvas intensas, a secretaria deixou uma equipe do Centro de Monitoramento em Saúde de plantão 24 horas, monitorando, em tempo real, todas as referências de vigilância das regiões do estado. A SES-RJ treina constantemente suas equipes para a prevenção de agravos à saúde causados por enchentes e deslizamentos. Os eventos extremos são monitorados pelo Centro de Inteligência em Saúde (CIS), que tem equipes de Vigilância em Desastres de plantão nos períodos de chuva intensa.

Sair da versão mobile