São Paulo vacina indígena de 8 anos com a dose de vacina infantil; 8 capitais já tem data para iniciar vacinação das crianças

janeiro 14, 2022 /

O indígena Davi Seremramiwe Xavante, de 8 anos, foi a primeira criança a ser vacinada contra a Covid-19 no país. A imunização ocorreu por volta das 12h desta sexta-feira (14) em um evento simbólico organizado pelo governo de São Paulo.

Nos postos de saúde da capital paulista, porém, a vacina só deve ser aplicada a partir de segunda (17), conforme divulgado pela prefeitura. O mesmo deve ocorrer nas demais cidades do estado.

Da etnia Xavante, Davi é morador de Piracicaba, no interior de São Paulo. Filho do cacique Jurandir Siridiwe, hoje ele mora no estado de São Paulo, onde faz tratamento para uma doença genética.

A campanha de vacinação das crianças de 05 a 11 anos começará com àquelas com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas.

8 capitais do Brasil e o Distrito Federal já estabeleceram uma data de início para a vacinação de crianças contra covid-19

São elas: São Paulo, Goiânia, João Pessoa, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Campo Grande, Salvador e Porto Velho. Outras 17 aguardam a chegada de doses para definir um calendário e começar a imunização do grupo. As prefeituras devem seguir as recomendações do Ministério da Saúde e priorizar as crianças com comorbidades.

 

Aloma Carvalho