Nova Iguassu Online

São Jorge será festejado em Nova Iguaçu e no bairro de Nova Aurora, em Belford Roxo

Os festejos de São Jorge movimentarão milhares de devotos em Nova Iguaçu e no bairro de Nova Aurora, em Belford Roxo.

*Por Thiago Fernandes

As paróquias de Nossa Senhora de Fátima e São Jorge, localizada no Centro de Nova Iguaçu, e São Jorge e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, situada no bairro de Nova Aurora, em Belford Roxo, já estão se preparando para os festejos em honra ao seu padroeiro, São Jorge, celebrado em 23 de abril.

São Jorge é uma figura venerada há séculos e rodeada por diversas histórias e lendas, sendo uma das mais conhecidas a do dragão e a jovem. Conta-se que em uma cidade da Líbia chamada Selém, havia um dragão terrível que aterrorizava os habitantes. Para apaziguá-lo, eram oferecidos animais, e ocasionalmente uma pessoa era escolhida para ser entregue ao dragão. Um dia, a sorte caiu sobre a filha do rei, mas Jorge, passando pelo local, enfrentou o dragão e o derrotou, tornando-se símbolo da fé que vence o mal.

São Jorge, cujo nome significa “agricultor” em grego, nasceu por volta do ano 280 na Capadócia, em uma família cristã. Ele serviu no exército romano de Diocleciano, mas quando o imperador ordenou a perseguição aos cristãos, renunciou aos seus bens e professou sua fé, sofrendo torturas e sendo decapitado.

A devoção a São Jorge se espalhou, e sua história foi incorporada à tradição dos cruzados como um santo guerreiro que simbolizava a vitória sobre o mal, o que contribuiu para a sua popularidade. Ele é considerado padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, entre outros, sendo invocado contra doenças e perigos.

Apesar das narrativas lendárias que cercam São Jorge, sua mensagem central permanece: a vitória do bem sobre o mal e a importância da fé na superação dos desafios. As paróquias que o têm como padroeiro se preparam para celebrar esse exemplo de coragem e devoção, reforçando a crença na proteção divina e na força da esperança.

Confira abaixo as programações:

Nossa Senhora de Fátima e São Jorge (Nova Iguaçu)
– Tríduo: dias 20,21 e 22 de abril, sempre às 19h
– Festa Social: dias 20, 21, 22 e 23 de abril
– Missas no dia do padroeiro (23 de abril): 5h, 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 12h, 14h, 15h, 16h, 19h e 20h.
– Procissão do padroeiro (23 de abril): 17h
– Almoço do padroeiro (23 de abril): 12h

São Jorge e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Nova Aurora)
– Novenário: dias 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21 e 22 de abril, sempre às 19h
– Missas no dia do padroeiro (23 de abril): 05h30, 7h, 08h30, 10h e 16h (presidida por Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu)
– Angu do padroeiro (23 de abril): 12h

*Thiago Fernandes é Assistente do Setor de Comunicação da Diocese de Nova Iguaçu

São Jorge terá cavalo robótico em Nova Iguaçu

A contagem regressiva para a Festa de São Jorge, uma das mais tradicionais de Nova Iguaçu e Patrimônio Cultural da Cidade, já começou. O evento, organizado pela igreja de Nossa Senhora Fátima e São Jorge e pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT) e pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), vai acontecer entre os dias 20 e 23 de abril, no mesmo formato da Feira Iguassú.

Um dos destaques da festa é a performance “Salve Jorge”. Um cavalo robótico, produzido pelo artista plástico Raimundo Rodrigues, conhecido pelos trabalhos realizados com sucatas e cenógrafo de “Hoje é dia de Maria” e “Capitu”, da Rede Globo fará uma performance pela rua, acompanhado de música ao vivo, com grupos de maracatu, bailarinos e atrizes.

“É uma festa linda e emblemática para Nova Iguaçu. Teremos quatro dias repletos de muita coisa boa com programações para toda a família”, disse o secretário municipal de Cultura, Marcus Monteiro. 

O evento também terá opções de gastronomia, artesanato e lazer, com barraquinhas que participam da Feira Iguassú. Além disso, o Festival de Artes da Fenig vai oferecer muita música com apresentações de artistas locais durante os quatro dias de festa. 

“É importante o Festival de Artes nos eventos do calendário da cidade, como a Festa de São Jorge, porque isso contribui para democratizar a cultura com a participação dos artistas locais em eventos gratuitos para a população.”, afirmou a presidente da Fenig, Raquel Batalha.

A Festa de São Jorge acontece a partir do sábado, dia 20/04, encerrando na terça-feira, 23/04, das 10h às 22h, na Rua Getúlio Vargas, no Centro. A entrada é franca.

Programação: 

20 de Abril

14h – Música na Praça – Átomo Pseudopoeta

16h – Música na Praça – Khefhren Jones

18h – Música na Praça – Nossas Cordas

20h – Música na Praça – Marcelo Negrett

21h – Performance “Salve Jorge”

21 de Abril

14h – Música na Praça – Franklin Gama

16h – Música na Praça – Laisa Viana

18h – Música na Praça – Jorge Canaan e Taty Reis

20h – Música na Praça – Marvin Maciel e Banda – Show Alquimia Tropical

22 de Abril

16h – Música na Praça – Musical Brothers

18h – Música na Praça – VH – Canções de Estimação

20h – Música na Praça – Pimenta do Reino

23 de Abril

14h – Música na Praça – Mano Décio – Oficina de Cavaquinho e Violão

16h – Música na Praça – Roberto Lara

18h – Música na Praça – Marcelo Tuan

20h – Música na Praça – Tia Rosa e Amigos

21h – Performance “Salve Jorge”

Missas: 5h, 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 12h, 14h, 15h, 16h, 19h e 20h

Sair da versão mobile