Proerd forma 105 alunos da Escola Municipal Professor Jansen Pereira De Melo
Alunos do 5º ano celebram conclusão do programa da Polícia Militar que promove cidadania, prevenção às drogas e à violência nas escolas
Alunos do 5º ano da Escola Municipal Professor Jansen Pereira De Melo, em São João de Meriti, participaram da cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), na Igreja Batista Betel, na úlima quinta-feira (17) A solenidade foi dividida em dois turnos e marcou o encerramento de mais um ciclo do projeto, promovido pelo 21º Batalhão de Polícia Militar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Durante o evento, 105 estudantes celebraram o aprendizado adquirido ao longo das aulas, que abordaram temas como prevenção ao uso de drogas, importância da tomada de decisões responsáveis, valorização da vida e combate à violência. Os alunos também foram premiados pelas melhores redações sobre a conclusão no programa e receberam certificados de participação.
A formatura contou com a presença de pais, responsáveis, professores, equipe pedagógica e secretários municipais. O Proerd tem como objetivo fortalecer a parceria entre escola, família e comunidade, promovendo a cidadania e a construção de uma sociedade mais segura.

Alunos do 5º ano celebram conclusão do programa da Polícia Militar que promove cidadania, prevenção às drogas e à violência nas escolas
A secretária municipal de Educação, Eneila Lucas, enfatizou a importância dos ensinamentos. “Em toda a rede municipal foram cerca de 900 alunos concluindo o programa. O Proerd vai além do conteúdo em sala e oferece ferramentas que os alunos vão levar para a vida toda com amor, atenção e informação”, afirmou Eneila.
Fátima, primeira-sargento do 21º BPM, é instrutora do Proerd há 16 anos e comentou sobre o encerramento de mais um ciclo. “É gratificante ver o engajamento desses alunos. Eles são multiplicadores do que aprendem sobre respeito, responsabilidade, cidadania e muito mais. Temos certeza que eles levarão todos esses ensinamentos para a vida”, frisou Fátima.
Um dos destaques nas aulas e na redação, Yasmin Santana, de 10 anos, compartilhou sobre a experiência. “Aprendi muito durante as aulas, foi muito legal! A Tia Fátima foi super querida e ensinou tudo de um jeito divertido. O Proerd é importante pro nosso futuro”, comentou Yasmin.