A Subsecretaria da Mulher e Cuidados de São João de Meriti realizou, na tarde de ontem, terça-feira (18-02), uma reunião de planejamento do fluxo de atendimento a mulheres vítimas de violência e outras vulnerabilidades. O encontro reuniu representantes da sociedade civil, órgãos da prefeitura e a delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de São João de Meriti, Vanessa Martins. O objetivo foi estabelecer um fluxo eficiente para o acolhimento dessas vítimas.
A vice-prefeita e secretária municipal de Cidadania, Dra. Letícia Costa, destacou os avanços conquistados e os desafios futuros: “Temos muito que avançar nas políticas públicas para as mulheres. É um desafio, mas não podemos ficar parados. Esta reunião servirá para criar um protocolo e mudar essa realidade em São João de Meriti”.

A delegada da DEAM de Meriti, Vanessa Martins, ressaltou a importância da integração entre a rede de acolhimento e a DEAM
A delegada Vanessa Martins ressaltou a importância da integração entre a rede de acolhimento e a delegacia da mulher: “É importante um trabalho com a mulher não apenas na delegacia, mas também dentro da residência. Muitas vítimas têm dificuldade de relatar o abuso em um ambiente policial. A educação familiar e a rede de apoio exercem um papel fundamental nesse processo”, destacou.
A reunião também estabeleceu o fluxo mais eficiente para o acolhimento das vítimas de violência
O atendimento humanizado também foi enfatizado pela cabo Daiane André, da Patrulha Maria da Penha: “Muitas vezes, a vítima precisa de muito mais do que nossa fiscalização. Estar aqui hoje é uma satisfação, pois vemos que podemos contar com uma rede de apoio presente”.
Durante a reunião, duas grandes novidades foram anunciadas. A primeira foi o lançamento da Ronda Maria da Penha da Guarda Municipal, que já está pronta para operar com uma equipe treinada para oferecer mais suporte às mulheres meritienses. A segunda foi a apresentação do Sistema ELA, desenvolvido pela Secretaria de Planejamento e Inovação, que permitirá o acompanhamento de todo o processo de atendimento à vítima.-