Pelas intenções de voto apuradas por todos os institutos de pesquisas, os candidatos Eduardo Paes (PSD), no Rio de Janeiro, e Dudu Reina (PP), em Nova Iguaçu, poderão liquidar hoje a eleição
Neste domingo (6), mais de 13 milhões de eleitores fluminenses, distribuídos por 92 municípios, irão às urnas para eleger prefeitos e vereadores. As seções eleitorais estarão abertas das 8h às 17h, e é necessário apresentar um documento oficial com foto. Embora o título de eleitor não seja obrigatório, ele facilita o processo, pois contém informações sobre a zona eleitoral do eleitor.
No Estado do Rio de Janeiro, 11 municípios podem ter segundo turno nas eleições municipais, caso nenhum candidato a prefeito consiga a maioria absoluta dos votos válidos (50% mais um). Entre eles, Magé, na Baixada Fluminense, que passou a integrar a lista após o aumento de sua população e de eleitores, conforme revelado pelo último censo do IBGE.
As cidades com possibilidade de segundo turno são:
Rio de Janeiro – 5.009.373 eleitores
Duque de Caxias – 674.805 eleitores
São Gonçalo – 665.181 eleitores
Nova Iguaçu – 617.657 eleitores
Niterói – 410.032 eleitores
São João de Meriti – 373.602 eleitores
Campos dos Goytacazes – 373.543 eleitores
Belford Roxo – 347.207 eleitores
Petrópolis – 245.177 eleitores
Volta Redonda – 225.626 eleitores
Magé – 201.611 eleitores
Por segurança, 53 zonas eleitorais no estado tiveram endereços alterados
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) anunciou que, por motivos de segurança, 53 zonas eleitorais tiveram seus endereços alterados, impactando cerca de 170 mil eleitores no estado. Para conferir se o seu local de votação foi alterado, o eleitor pode acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e consultar a seção “Onde votar” inserindo nome completo, CPF ou o número do título de eleitor, juntamente com a data de nascimento e o nome da mãe.
Além disso, para facilitar o acesso às zonas eleitorais, o transporte público será gratuito neste domingo, uma medida aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e regulamentada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A gratuidade abrange todos os modais: ônibus municipais e intermunicipais, trens, metrô, barcas, BRT e VLT. O serviço de transporte funcionará com a mesma frequência dos dias úteis, garantindo a ampla participação da população.
Com informações do g1