A quinta-feira (14) foi de muito calor nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. E a temperatura deve subir ainda mais nos próximos dias, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde os termômetros já passaram de 34°C. É algo muito acima da média de março, que normalmente é de 28°C.
No Rio de Janeiro, a temperatura já chegou a 36°C na zona norte, com sensação de 45°C, mas o pico ainda deve vir entre sexta e segunda, com previsão de até 42°C. Em Nova Iguaçu, a principal cidade da Baixada Fluminense, neste momento, faz 29 graus com a sensação térmica de 35º. O dia vai ser de sol com algumas nuvens e não chove.
O Instituto Nacional de Meteorologia ( Inmet) emitiu alerta vermelho de grande perigo para 5 estados. O aviso é válido para o Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O alrta vermelho do instituto é emitido quando um fenômeno meteorológico é de intensidade excepcional.
Calor atípico: O forno em que grande parte do país está vivendo é resultado de uma onda de calor. O fenômeno costuma aparecer no fim da primavera, com a aproximação do verão. Mas, nos últimos anos, tem se tornado mais comum , resultado direto das mudanças climáticas